Plataforma de Cooperação do SUS
Na oficina preparatória da pré-conferência OESTE da 5ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, no dia 08/02/2025 no CSE Butantã, fiquei no grupo 1.
A ideia era desenvolvermos o Eixo 1 com a palavra chave SAÚDE DIGITAL.
Ficaram no grupo oito participantes da Oficina para desenvolverem o tema.
Tema complexo, difícil foi explicar o que cada um entendia por Saúde Digital.
Na ideia de Roda de Conversa, pude conhecer Dona Vanda da comunidade 1010, Dona Analice da Favela Bode Zé e Dona Alaíde, conselheira da UBS Paulo VI.
Dona Vanda contou sobre os moradores da 1010 com Tuberculose e das enchentes que destruíram muitos barracos de sua comunidade.
A dor por ela revelada mostrava a desconexão entre o que tentávamos discutir e a realidade vivida pelos moradores de sua comunidade.
Apesar do sofrimento, via empatia em seus olhos, na esperança de estar ali a possível solução dos problemas.
Queria muito quebrar este silêncio das quebradas, mostrar ao mundo numa plataforma, que pessoas como dona Vanda precisam de voz e de solidariedade, para que o poder público e os movimentos sociais se libertem de qualquer forma de opressão.
A Saúde Digital serve pra isso: entrar nas quebradas e quebrar o silêncio das pessoas que vivem o sofrimento da precarização da moradia e do trabalho, além do sofrimento provocado pela falta de cuidados com a vida.
Bem-vindo a
REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP)
© 2025 Criado por Evaldo.
Ativado por
Você precisa ser um membro de REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP) para adicionar comentários!
Entrar em REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP)