O que é Estratégia Saúde da Família (ESF)?

Texto para folder...Ajudem-nos a produzir o texto, colocando sugestões nos comentários.

O que é a Estratégia Saúde da Família (ESF)?

É um trabalho em equipe com a participação de um Médico, uma Enfermeira, Técnicos de Enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde que visa o "cuidado integral" de toda a família.

O que significa "cuidado integral"?

Significa que o cuidado de toda a equipe não se limita apenas ao doente em atendimento médico na UBS, mas para toda a família, procurando fazer a prevenção, isto é, agir antes da doença aparecer em ações de vigilância à saúde como a Dengue e vacinas, evitar a complicação de doenças já instaladas estimulando a adesão ao tratamento como a diabetes e estimular a promoção de saúde com hábitos saudáveis de vida. 

Como é feito o "cuidado integral"?

É feito em Visitas Domiciliares, atendimento individual e em grupo na unidade e atividades em parcerias com escolas, igrejas e entidades que trabalhem em benefício da comunidade.
As visitas domiciliares são realizadas pelo Agente Comunitário periodicamente e quando ele percebe algum problema de saúde, agenda uma consulta com o médico na UBS ou solicita consulta médica ou atendimento de enfermagem no domicílio, se o paciente não tiver condições de ir até à UBS.

Os conhecimentos e saberes de cada profissional (médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, agente comunitário) atuam respeitando os valores e a sabedoria das famílias e das comunidades.

Todos os moradores terão direito a este "cuidado integral" da ESF?

A ideia é fazermos a mudança gradual do atendimento médico individual para  esta concepção de cuidado integral de uma equipe de saúde. Isto implica numa mudança de valores no atendimento que só será possível gradualmente, mas nossa meta é que todos os moradores de Osasco tenham acesso a esta forma mais humanizada de atendimento.

Como podemos ajudar?

Apoiando as equipes, em defesa da vida, a mudança começa pela base, com a participação das famílias e das comunidades.


Exibições: 1445

Comentário de Elisabete Bereta Gomes em 1 novembro 2014 às 9:50

Sempre pensei em uma folha com questões ou espaço, para que o familiar que esta sendo acompanhado, possa anotar : duvidas, perguntas ou algo que aconteceu na familia, no periodo até a proxima visita do acs. Até pq eles esquecem de fornecer dados, qd lembram , já passou o consolidado do mes .. 

Nesse texto poderia ter algo parecido, um aviso as familias!! Bjs.

Comentário de Evaldo em 25 novembro 2014 às 8:36

Vamos fazer o folder com a participação de todos! Convidem os profissionais a opinarem, para que seja uma produção coletiva, quando for para a gráfica para a impressão.

Comentário de Evaldo em 15 dezembro 2014 às 11:54

Oi, Rosângela. Falarei com o Adriano para que veja suas sugestões de incluir esta fala na fotografia. Obrigado!

Comentar

Você precisa ser um membro de REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP) para adicionar comentários!

Entrar em REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP)

© 2024   Criado por Evaldo.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço