REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA

Detalhes do evento

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA

Horário: 28 fevereiro 2023 de 17:00 a 19:00
Local: HÍBRIDA
Tipo de evento: reunião, plenária
Organizado por: CGSTSBT
Última atividade: 27 Mar, 2023

Exportar para Outlook ou iCal (.ics)

Descrição do evento

Caixa de Recados

Comentar

RSVP para REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA para adicionar comentários!

Entrar em REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP)

Comentário de Evaldo em 27 março 2023 às 18:12

Cristiano pede retorno sobre a situação do SAE e ainda refere que a obra da UBS Boa Vista teve problema no contrato e que o Conselho Gestor local não deixou a retirada dos materiais da reforma  pela empresa, sem a reforma feita.

Santana informa de ato no HU no dia seguinte às 12h e conta que na UBS Paulo VI tiveram vitórias na contratação de 2 médicos de saúde da família e psiquiatra.

Givanildo reforça ato do HU, sugere chamar gestão hospitalar para discussão sobre Hospital Mário Degni, pois entende que HD Butantã não tem como atender toda a demanda. Pede ainda que demais conselheiros apontem prioridades das propostas que ele representaria na Conferência Nacional de Saúde Mental, que já postou no grupo de whatsapp.

Lester defende a posição de que se faça documento de que o processo dos hospitais não prossiga antes de ser discutido e estancar o processo. Retoma ainda os 3 temas que defende que sejam debatidos, listado e votado adiante.
José Geraldo informa que o proprietário do imóvel sinalizou o interesse de continuidade do SAE no local, mas entende que não há condições de trabalho no local e que os funcionários estão fazendo um relatório com as necessidades de reforma na unidade.

Oscar levanta mais 2 pautas , listado e votados adiante. Fala ainda que no dia 17/02 foi chamado para reunião  com conselho gestor do Malta Cardoso, coordenadoria, STS e diz que comissão de obras não foi chamada.

Beth busca responder questões hospitalares, da obra e do compressor da UBS Jd Boa Vista e do SAE (na qual se está vendo inicialmente adequações mínimas necessárias).
Todas as pautas levantadas foram listadas e votadas. As 3 mais votadas serão discutidas na reunião de 14/03 e as demais para próxima reunião.

Propostas apresentadas por ordem de votação:
1) Hospital Mario Degni e HD Butantã (12 votos)

2) Organização da plenária de recomposição (10 votos)

3) resolutividade na respostas das visitas às unidade (9 votos)

4) Malta II e CER Butantã (8 votos)

5) Manutenção SPDM (3 votos)

 

 

 

 

 

REUNIÃO ENCERRADA ÀS 20:30h.

 

ATA ELABORADA POR:

PATRICIA MOLDAN

DIGITAÇÃO:

PATRICIA MOLDAN

Comentário de Evaldo em 27 março 2023 às 18:09

Oscar pede questão de ordem e refere que Santana debochou do Rubens, que diz não ter percebido. Santana diz que é mentira a questão do MP e não houve deboche e pede respeito.

Erika faz a leitura da planilha de faltas e a pedido do Lester consolida as faltas dos conselheiros que seriam desligados por faltas, conforme segue:

USUÁRIOS:Cecilia (8), Dejanira (7), Marilia (8), Zelma (5), Silvanete (8)

TRABALHADORES: Bruna (12), Nayara (5)

GESTÃO: Everton (7), Murilo (6)

Se esclarece que as faltas dos suplentes não são computadas, somente quando este passa a ser titular.

Alguns conselheiros , Givanildo e Ramiro, se preocupam com o formato de aclamação para reposição do conselho e se posicionam por haver votação.

Nova contagem de quorum traz  que 17 conselheiros estão na reunião, portanto há quórum para o prosseguimento da reunião.
Erika retoma as diversas pautas pendentes: cronograma de vacinação, ponto de economia solidária, plano de trabalho anual, referência e contra referência do HU/USP, portarias e seus impactos, HD peri Per, Malta Cardoso II, Diretrizes da pré conferência (que Patrícia enviará a todos), mudanças nos hospitais municipais

Sobre esta última questão, mudanças nos hospitais municipais,  apresentada também no grupo de whatsapp, Zelma e Ramiro pedem apoio da STS para esta discussão junto ao Hospital E Maternidade Mário Degni.

Beth esclarece que há uma proposta de reorganização dos hospitais com relação aos atendimentos ambulatoriais, deixando para os hospitais os atendimentos específicos para hospitais de maior complexidade. O atendimento ambulatorial seria direcionado ao HD Butantã. O desafio da STS é organizar o território para melhor responder a esta diretriz dada por SMS. Estariam ainda mantidos o atendimento de alto risco do Hospital Cachoeirinha e Hospital M' Boi Mirim, que tem também suporte pediátrico.

Erika traz que esta pauta impacta diretamente a saúde da mulher, questiona que não foi uma decisão dialogada e questiona como ficam as mulheres que farão cesárea e já fariam laqueadura de forma combinada.

Ramiro questiona esta transferência de atendimentos quando se tem tanto déficit de RH nas unidades e o HD não está ainda reformado e a informação é de que isso se dará em 01 de abril.

Oscar diz que esta decisão não passou pelo Conselho Gestor e que batalha para que o Hospital Mário Degni volte a ter suas funções originais para a saúde da mulher. Não se sabe como o Hospital Dia vai absorver todas as cirurgias e exames, tanto as direcionadas ao HD com as provenientes do Hospital Mário Degni.

Sandra fala que tem contato com as assessorias de saúde da mulher da STS e da coordenadoria, mas soube por outros e não pela STS.

Comentário de Evaldo em 27 março 2023 às 18:01

Ramiro concorda que o pleno deva decidir a pauta, mas que a pauta teria sido apresentada no grupo de whatsapp e não teria sido questionada.
Oscar reforça o posicionamento de resolver a situação de recomposição no CG e acha que o pleno está representado no grupo de whatsapp.

Cristiano diz que pediu a pauta da discussão das faltas. Fala ainda do conflito com Silvanete, que refere que não é obrigada a participar online. Pede esclarecimentos e se posiciona no sentido de contagem destas faltas.
Cordeliza se coloca como participante e votante via chat nesta reunião.
A Mesa vai acolher  a proposta de que as pautas serão colocadas no grupo do conselho, mas será colocada para apreciação do pleno.

A proposta de reposição , trazida por Patrícia, é a de chamar a plenária específica e realizar a reposição por aclamação ou votação.

Lester retoma o regimento, uma vez que a proposta trazida está contemplada no regimento. E traz que pauta sugerida no grupo de whatsapp de resolutividade das respostas formais de questões trazidas, seja incluída como pauta.

Cristiano diz que enviará para o Ministério Público todos os registros e questionamentos das visitas que fizer nas unidades e pede maior proximidade da STS.

Patricia se posiciona de  que o fluxo não deve ser direto para o Ministério Público.

Sonia Regina pede a pauta sobre o Malta II

Rubens  esclarece que os que estiveram na reunião com o MP tiveram a orientação de que não enviassem demandas diretas para o MP sem que antes passassem pela STS e obrigatoriamente para o CG da STS, que tem de 30 a 45 dias para responder . Caso não haja resposta, encaminhar ao CMS e não tendo retorno, encaminhar ao MP. Se coloca à disposição para maiores esclarecimentos.

Comentário de Evaldo em 27 março 2023 às 17:58

PAUTA DA REUNIÃO:

1) Término da discussão e aprovação do Regimento Interno.

2) Exposição do número de faltas dos(as) conselheiros(os) e metodologia de reposição.

3) Aprovação da pauta a ser discutida na reunião ordinária do dia 14/03.

4) Informes

   Iniciamos a reunião com a verificação de quorum e passamos para o primeiro ponto de pauta de finalização de aprovação do Regimento Interno com apreciação dos últimos 3 destaques, sendo que os 2 primeiros foram aprovados por consenso e no terceiro ponto tivemos votação, no qual houve 13 votos contra a supressão do artigo.
Segue anexo o regimento final aprovado nesta reunião.

Antes de partirmos para o segundo ponto de pauta proposto anteriormente no grupo de whatsapp e não contestado no grupo, Leste se descontrola pois não havia conseguido a palavra e fazia o entendimento de que a pauta não havia sido tirada de forma democrática.

Erika se desculpa por não ter visto o pedido de fala do conselheiro nesta condução da reunião híbrida.

Oscar busca mediar.
Elizabeth explicita a complexidade de conduzir uma reunião híbrida.

Santana refere que , tendo quorum, a proposta de pauta deve ser aprovada no pleno.

Deborah diz querer a pauta dos desligamentos e reposições de conselheiros antes de entrar em outras pautas.

Lester pede que registre que o pleno decide a pauta e que , após concluída a apresentação da proposta de recomposição do conselho, o pleno encaminhe a pauta.

Comentário de Evaldo em 27 março 2023 às 17:45

ATA DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO GESTOR STS BUTANTÃ – BIÊNIO (2022-2024) PLENÁRIA HÍBRIDA

 

SÃO PAULO,28/02/2023

PRESIDENTE OU COORDENADOR ERIKA SATO E RAMIRO

 

MEMBROS DO CONSELHO PRESENTES

Segmento Usuário:

CRISTIANO DE FARIAS CORONADO (TITULAR)

ERIKA DE FATIMA BERGE CAMPANA SATO (TITULAR)

GIVANILDO OLIVEIRA DOS SANTOS (TITULAR)

LESTER AMARAL JÚNIOR (TITULAR)

MARIA CORDELIZA DOS SANTOS (SUPLENTE)

OSCAR PIERROTTI MARTINS (TITULAR)

RAMIRO IODJHN (TITULAR)

SANDRA ANDREONI DE OLIVEIRA RIBEIRO (TITULAR)

ZELMA FERNANDES MARINHO (TITULAR)

Segmento Trabalhadores em Saúde:

JOSÉ GERALDO LEME CANTILLANA (TITULAR)

NAYARA GALDINO GROSSI (TITULAR)

DEBORAH PAIXÃO ALVES BASILIO (TITULAR)

EVALDO SHINJI KUNIYOSHI (TITULAR)

Segmento Gestores/Prestadores de Serviço de Saúde:

MARA SILVA GALETTI MUNKEVIZ (TITULAR)

MARCELO BORGES DE ALMEIDA (TITULAR)

ELIZABETH FUMIKO TAKEUCHI NAKAMURA (TITULAR)

ELIUDE FERREIRA DA SILVA UMBELINO (TITULAR)

MURILO VIANA DE CASTRO SOUZA (TITULAR)

PATRICIA MOLDAN (SUPLENTE)

Justificativas de ausência: CECÍLIA APARECIDA SEGURA CAMPOS (USUÁRIO TITULAR), DEJANIRA DA PAIXÃO FIGUEIREDO (USUÁRIO TITULAR), EVERTON DUARTE NEIVA (GESTOR TITULAR)

- Ausentes: MARÍLIA CINTRA LABAKI (USUÁRIO TITULAR), SILVANETE APDA DE OLIVEIRA (USUÁRIO TITULAR), BRUNA SARAIVA RAMALHO (TRABALHADOR TITULAR), CRISTIANA BEATRICE LYKOUROPOULOS (GESTOR SUPLENTE), SIMONE BORGES BRAGA (GESTOR SUPLENTE),

LEONARDO MONTEIRO TEIXEIRA (GESTOR SUPLENTE), PAULO ROBERTO FERREIRA DA SILVA JUNIOR (GESTOR SUPLENTE)

 

Comparecer (1)

© 2024   Criado por Evaldo.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço