Plataforma de Cooperação do SUS
PRESIDENTE OU COORDENADOR Erika Sato e Elizabeth
Segmento Trabalhadores em Saúde:
Segmento Gestores/Prestadores de Serviço de Saúde:
Ausências justificadas:
Ausentes:
ORDEM DO DIA:
Pautas:
Foi realizada a leitura da ata da reunião ordinária do dia 28/02/2023, tendo sido aprovada.
Lester informa que participou de audiência pública na quarta-feira no HU relatando que o reitor terá um aporte de recursos para aumentar de 120 para 230 leitos ativos. Apesar do pequeno aumento nos recursos, o superintendente do HU mostrou interesse em realizar um projeto de integração do HU com as necessidades em saúde da região.
Cristiano gostaria de saber sobre o Raio X da UBS Jd São Jorge, qual foi a devolutiva da STS.
José Cantillana relata que tiveram a primeira reunião do grupo de trabalho de ética para redigir as regras do comportamento ético nas reuniões do conselho e apresentarão ao conselho quando terminarem.
Givanildo falou com a secretária do gabinete, Sandra Sabino sobre a falta de fonoaudiólogo na rede e informa que a SPDM alega não ter esse profissional disponível para a contratação. Quanto à questão do HU, ele sugere uma que o HU e secretaria do estado façam uma parceria para ampliar as vagas.
Beth responde ao Cristiano sobre o Raio X no São Jorge informando que o aparelho chegou em setembro sem o dinheiro para a instalação, por isso ocorreu uma demora mas que deverá começar a instalar nesta semana e estará pronto dentro de 45 a 60 dias.
Santana informa que o CPM apresentou verba de 2 milhões que serão gastos em equipamentos públicos da região que serão indicados. Ele informa também que a UBS Paulo VI entregou uma carta ao conselho e que irão discutir as questões da unidade contidas na carta até o dia 4/4.
Erika lê a carta enviada pelo conselheiro da UBS Paulo VI.
Sandra informa que apesar de ser do conselho do HU não foi convidada a participar da reunião.
Oscar corrige o Santana sobre a reunião do CPM, que seriam 6 milhões, mas que seriam destinados para 3 praças, e provavelmente a saúde não seria contemplada.
Beth diz que em reunião da subprefeitura vão fazer um projeto piloto de serviços que poderão ser executados nas unidades de saúde e escolas como por exemplo, requisitar a poda de árvores por bombeiros.
Lester informa que teve reunião com a gestora da UBS Butantã que relata a necessidade de troca de caixa d"água de 30 mil litros e cogita a possibilidade de aproveitar a intervenção dos bombeiros para a poda de árvores.
Beth responde que o certo seria protocolar um pedido para a pod pela secretaria do verde e do meio ambiente. Cordeliza diz que poderia ajudar a protocolar o documento de solicitação de poda de árvore na secretaria do verde e do meio ambiente. Cristiano diz que a subprefeitura tem zeladoria e que a morosidade é muito grande se for esperar a intervenção da secretaria do verde e do meio ambiente.
PAUTAS
Beth informa que a reestruturação do Hospital Mário Degni foi decidida pela SMS e a transferência das consultas para o Hora Certa do Peri Peri teria que ser até o dia 1 de abril. Foi feito um contrato aditivo com a SPDM para não haver interrupção no atendimento.
Erika diz que o Fórum Regional de Mulheres da Zona Oeste soube das mudanças relatadas pela Zelma e em reunião do Conselho Gestor do Hospital Mário Degni. A partir de 01/04/2023 o Mário Degni não irá mais realizar pré-natal de alto risco, planejamento familiar, vasectomias e laqueaduras, passando esses procedimentos para o Hora Certa Peri Peri e na Lapa/PI no Hora Certa Sorocabana. O Hospital continuará responsável pelas laqueaduras de mulheres ASA 3 e 4, ou seja pacientes com comorbidades, bem como, laqueaduras pós parto. Essa mudança aumentará a capacidade de realização de histerectomias, prolapso genital, incontinência urinária e endometriose.
Oscar diz que o AE Peri Peri tem problemas no telhado do local onde foi escolhido para a transferência do serviço e que o Conselho Gestor deveria conhecer os documentos desta transferência e garantia de que o AE Peri Peri teria condições de absorver.
Deborah sugere fazer reunião com secretarias de saúde municipal e estadual para organizar o atendimento do HU no Butantã, fazendo a referência e contra-referência do hospital com as unidades da região. Sugere fazer uma planilha para que as unidades informem quem foi atendido pelo HU.
Givanildo diz que o conselho tem que deliberar, fazer um documento e elaborar um relatório, protocolando as solicitações, e se for o caso, levar ao Ministério Público.
Oscar diz que as cirurgias que vão ser transferidas para o Hora Certa inclui também vasectomias, hérnias, não apenas cirurgias e procedimentos da saúde da mulher.
Lester insiste na necessidade de documentação, mandar para a secretaria e bancadas da câmara. Fazer ofício pelo conselho, formalizar o que está acontecendo.
Erika diz que vai encaminhar a ata que o fórum das mulheres redigiu. Pede ao Rubens que encaminhe esclarecimento sobre as transferências sem diálogo com os conselhos.
Beth responde à Deborah que as UBS não encaminham para o HU, somente nas urgências, encaminham para o PS Band, que encaminha ao HU, se for necessário.
Sandra diz que achou estranho o superintendente do HU não ter chamado ela e Givanildo para a reunião.
Deborah diz que foi solicitação do Coletivo Butantã na Luta a reunião e que o CROSS não está referenciando direito.
Cristiano concorda que teria que organizar melhor o CROSS.
Beth acha que com a eleição dos representantes do conselho, eles também deveriam participar destas reuniões do Movimento Butantã na Luta com o HU.
Lester vai colocar o vídeo do reitor sobre as bases do funcionamento do HU e sugere como pauta uma discussão sobre qual seria o papel do HU para o Butantã.
Givanildo sugere uma reunião com PS Bandeirantes, coordenadoria, supervisão, alinhar o que queremos do HU, e depois realizar reunião com o estado e HU.
Oscar lembra que estamos saindo da pauta, mas pontua que a coordenadora oeste Regiane não aceitou que o HU fosse só do Butantã, que teria que ser de toda a região oeste.
Erika informa que estamos no limite estabelecido para o final da reunião,e então deliberamos que o Ofício solicitando informações sobre esta transferência dos serviços do Hospital Mário Degni seja redigido por ela, Lester e Sandra.
Após discussão sobre como seria a recomposição do conselho, ficou decidido que os novos conselheiros serão escolhidos por aclamação dos segmentos usuários e trabalhadores, e indicação dos gestores em reunião plenária no dia 2 de maio, conforme o artigo 9 do regimento.
A pauta sobre a Resolutividade das visitas às unidades ficou para ser discutida na próxima reunião plenária ordinária, juntamente com Malta II/CER e Manutenção SPDM.
As 19:30 hs deu-se por encerrada a reunião.
ATA ELABORADA, DIGITADA e FORMATADA COM APOIO DA COMISSÃO EXECUTIVA
EVALDO SHINJI KUNIYOSHI
Tags:
As respostas para este tópico estão encerradas.
Bem-vindo a
REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP)
© 2025 Criado por Evaldo. Ativado por