PLENÁRIA DE USUÁRIOS - Conselho Gestor da UPA Rio Pequeno

As conselheiras e conselheiros do Conselho Gestor da UPA Rio Pequeno convidam a população do Butantã
– usuários e trabalhadores – para debater a grave situação vivenciada na UPA Rio Pequeno, em decorrência da falta de funcionários e da pequena disponibilidade de serviços de atendimento de urgência e emergência em nossa região.


Conselho Gestor da UPA Rio Pequeno, eleito em janeiro de 2025, realizou até o momento sete reuniões. Ao assumir, se deparou com uma situação de enorme demanda dos moradores do Butantã, longo tempo de espera para o atendimento, situações tensas e conflitos entre usuários e trabalhadores, decorrentes de grande sobrecarga, em função do reduzido quadro de trabalhadores.
Já em sua segunda reunião, em março de 2025, ficou clara a necessidade da contratação de mais funcionários para atender a essa demanda elevada. Por solicitação do Conselho Gestor, a Gerência da UPA apresentou, no final de abril, um relatório com dados da evolução da demanda, desde a abertura da UPA, em maio de 2024, apontando a necessidade de ampliação do quadro de funcionários.
A UPA Rio Pequeno, projetada para 12 mil atendimentos/mês, vem realizando, neste ano de 2025, uma média superior a 21 mil atendimentos/mês, segundo registros da própria Secretaria Municipal de Saúde. As reclamações e os conflitos entre usuários e trabalhadores se intensificaram, evidenciando uma situação de grave risco a saúde.
Em junho de 2025, o Conselho Gestor da UPA aprovou e encaminhou ofício à Secretaria Municipal de Saúde e à Coordenadoria Regional de Saúde Oeste solicitando uma reunião e a contratação imediata, e em cárater de urgência, de 52 novos funcionários.
A reunião com a Coordenadoria Regional de Saúde Oeste (CRS-Oeste) e Supervisão Técnica de Saúde do Butantã só ocorreu no final do mês de julho. Na reunião os gestores reconheceram a gravidade da situação.
A coordenadora mencionou que outras UPAs na cidade estavam com problemas de falta de funcionários.
Informou que a SMS havia formado uma comissão para trazer, a curto prazo, uma proposta de ampliação do quadro de funcionários das UPAs.
Ressaltamos aqui que durante os sete meses de funcionamento deste conselho, os funcionários da Gestão da UPA Rio Pequeno vêm atuando com muita transparência, profissionalismo e constante diálogo
com o Conselho Gestor da UPA.
Fica claro, que o enfrentamento da situação real, de grave risco a saúde, depende de resposta imediata da Secretaria Municipal de Saude. Passados 3 meses do envio do Ofício e mais de 2 meses da reunião com a CRS-Oeste, a resposta ainda não veio!
Por todos os motivos expostos, convidamos a população do Butantã para a Plenária a ser realizada no sábado, 18/10/2025, às 15 horas, para debatermos a situação e prepararmos uma manifestação, reivindicando a contratação imediata de 52 funcionários para UPA Rio Pequeno!

Horário: 18 outubro 2025 de 15:00 a 19:00

Local: Em frente à UPA Rio Pequeno

Rua: José Vicente Cruz, 105 - Rio Pequeno

Cidade: São Paulo

Tipo de evento: plenaria