"Reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade"

Manuel Castells - Jorge Zahar Editora, 243 pág.,2003

Terminei de ler este livro do sociológo Manuel Castells neste final de semana.

O livro não é sobre pesquisas em saúde, mas reflete, de forma realista, o papel da internet em todas as áreas nestes novos tempos, que achei interessante comentar neste espaço que estamos formando, e recomendar a leitura.

Ele não descreve um mundo cor-de-rosa como o filósofo Pierre Lévy, mas coloca que "a divisão digital fundamental não é medida pelo número de conexões com a Internet, mas pelas consequências tanto da conexão, quanto da falta de conexão...Desenvolvimento sem a Internet seria o equivalente a industrialização sem eletricidade na Era Industrial" (Castells, pág.220). Desta forma, a declaração frequente nos países do terceiro mundo de que é preciso cuidar primeiro da saúde, educação, água, eletricidade antes de chegar à Internet revela uma profunda incompreensão das questões atuais relativas ao desenvolvimento, segundo o sociólogo.

E eu concordo com ele. Creio que o desenvolvimento do SUS não pode esperar a inclusão digital de todo o sistema público, já que a questão da prática de uso não se fará sem as pessoas e participar ou não do processo significará a divisão entre a inclusão ou a exclusão daqueles que se recusarem a entrar nesta nova era. A definição para uma sociedade de controle dos corpos por uma elite que dominará o sistema ou a promessa da liberdade e criatividade por meio de redes sociais colaborativas também será um divisor entre aqueles que entrarão na internet para dominá-la, ou para defendê-la, lutando para que continue sendo um instrumento precioso de uma sociedade democrática.

A idéia de rede, de participação e de descentralização, como princípios constitucionais do SUS nunca esteve tão próxima de se realizar com a internet e a facilidade de conexão. Ou não.
...........................................................................................................................................................................
Mais um texto do Blog que mantive em 2007: A galáxia da internet

Exibições: 76

Comentar

Você precisa ser um membro de REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP) para adicionar comentários!

Entrar em REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP)

© 2024   Criado por Evaldo.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço