Plataforma de Cooperação do SUS
COMENTÁRIO!
Para ler motivar os profissionais da saúde a agirem e disseminarem o conhecimento científico em prol de ações que favoreçam o envelhecimento com dignidade e isso se complementa com a assimilação de novas tecnologias nas diversas práticas profissionais sem no entanto, deixar de lado a relevância do humanismo em todas as esferas de atuação e em tudo que é prioritário no cuidado para com a pessoa idosa.
Dignidade, esse imperativo estabelece que todo ser humano possui um valor não relativo, intrínseco , que é superior a todo preço e portanto não permite nenhuma equivalência, ou seja, a dignidade do homem não tem preço e não pode ser substituída por alguma outra coisa equivalente, ter dignidade é ter honra, moralidade e humanismo è também possuir autonomia legislativa, não se subordinar as relações de exploração, de domínio, é ser ético nas suas ações e relações sociais. Segundo Kant a dignidade impõe como fundamento de um princípio prático, supremo, estabelhecendo o homem como um fim em si mesmo.
Outro aspecto importante é, toda essa tecnologia avançada está sendo realmente benéfica? Ela se contrapõe ao humanismo? O idoso frágil e incapacitado sem dúvida é oque mais se beneficia de intervenções e de acesso as novas tecnologias, sendo também o mais vulnerável aos efeitos adversos do mal uso destes recursos, mas até onde e como intervir são dilemas éticos relevantes na prática da Geriatria e Gerontologia. As novas tecnologias, as evidência científicas, terão sempre que serem mescladas com os aspectos éticos, respeito pela vida, bom senso, relação médico paciente e dignidade humana.
Escreví sobre este tema "Envelhecimento com Dignidade: Tecnologia e Humanismo", em 2006 em relatório sobre o Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia e sempe aprecio refletir sobre o tema e resolví fazer uma divulgação maior no seu Blog para que outros colegas possam também refletir sobre um assunto que é sempre atual!
São Paulo, 17 de março de 2013.
Maria Socorro Timbó Mendes, médica geriatra.
Oi, Socorro.
Obrigado por colocar estas reflexões sobre a relação entre envelhecimento com dignidade e a tecnologia e o humanismo.
Eu acredito que a dignidade, para todas as pessoas, não só para o idoso, poderá ser ampliada se um dia tivermos incorporados esta liberdade de expressão de todo o cidadão nas mídias sociais. Hoje temos os recursos, temos a tecnologia, mas não temos a prática, o exercício da linguagem para a colaboração.
Existem trabalhos que demonstram que o idoso conectado é socialmente menos isolado, socialmente mais ativo, embora a sua dificuldade de transitar nestas novas tecnologias de comunicação sejam mais evidentes.
Também não acho que a tecnologia seja a panaceia para todos os males da civilização, mas acredito firmemente que, se conseguíssemos organizar uma sociedade mais interativa, mais colaborativa, em particular no SUS, muitos dos problemas que enfrentamos estariam resolvidos ou sendo encaminhados.
Bom domingo! Você é que faz aniversário e quem ganha o presente é esta rede social com a sua contribuição (não é meu blog como muitos dizem).
Precisamos fazer da rede de promoção uma interação colaborativa.
Até mais!!!
(resposta da Maria Socorro, de 18/3/2013, que coloco no comentário da postagem)
Olá, Evaldo!
Certamente que a Dignidade deve ser para todas as pessoas, sem distinção de idade, assim como também devemos construir uma sociedade para todas as idades!
Maria Socorro.
Comentar
Bem-vindo a
REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP)
© 2024 Criado por Evaldo. Ativado por
Você precisa ser um membro de REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP) para adicionar comentários!
Entrar em REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP)