Introdução:
Desde a implantação do Sistema Único de Saúde, a garantia do acesso aos serviços de saúde tem sido um grande desafio aos gestores e profissionais de saúde em todo o território nacional. Nas grandes cidades, tais como na região central do município de São Paulo, a heterogeneidade populacional aponta importantes desafios no cuidado à saúde da população, pois possui grupos que, apesar de presentes, por sua clandestinidade, ainda são invisíveis. Os imigrantes bolivianos presentes nesses locais estão expostos a vários agravos à saúde em função de suas condições de moradia e trabalho, alimentação além das barreiras impostas pelo idioma impossibilitando assim, a procura pelos serviços de saúde. Dentre as várias doenças presentes em decorrência das condições adversas de vida dessa população, a tuberculose, presente no Brasil desde a colonização e há mais de meio século provida de tratamento medicamentoso específico, permanece como um problema de saúde pública. Por conta disso, as Unidades Básicas de Saúde Bom Retiro e Centro de Saúde Escola Barra Funda, e o Programa de Educação pelo Trabalho (PET-SAÚDE) da Irmandade de Misericórdia da Santa Casa de São Paulo reuniram-se para desenvolver projetos que identifiquem sintomáticos respiratórios e integre a população boliviana ao Sistema Único de Saúde organizando atividades de promoção de saúde e prevenção de agravos por meio da comunicação efetiva com esses usuários.
Realizar ações de educação em saúde, prevenção de doenças e detecção precoce de tuberculose na comunidade boliviana da região central do município de São Paulo.
Realização de reunião com Agentes Comunitários bolivianos da região para levantamento de problemas e busca ativa de sintomáticos respiratórios em eventos comunitários, por meio de um roteiro para obtenção rápida da susceptibilidade do indivíduo a contrair a tuberculose e seu registro para encaminhamento.
Resultados:
Para os usuários foram elaborados panfletos informativos em espanhol e português sobre os principais sintomas da tuberculose. Para os profissionais da saúde foi criada uma cartilha com informações traduzidas em português e espanhol, essenciais para uma comunicação eficiente. Participação dos autores em dois eventos culturais bolivianos, onde foram realizadas ações de educação em saúde e rastreamento de doenças, sendo distribuídos 2.000 panfletos informativos e identificados 10 sintomáticos respiratórios, os quais foram encaminhados às UBSs para tratamento.
Conclusão:
Essas ações aproximam os profissionais da comunidade e propiciam a detecção precoce de tuberculose pulmonar, além de melhorar a informação da comunidade sobre a prevenção dessa moléstia.
miro139@hotmail.com
Você precisa ser um membro de REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP) para adicionar comentários!
Entrar em REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP)