PLANEJAMENTO 2011: AUTOMONITORAMENTO GLICÊMICO (AMG)

 

OBJETIVO

Distribuição mensal de insumos para o controle da glicemia capilar de pacientes diabéticos insulino-dependentes (glicosímetros, fitas de glicemia capilar, lancetas e recipientes para pérfuro-cortante). Além destes insumos para o automonitoramento, o programa também oferece seringas agulhadas para aplicação de insulina.

 

AVANÇOS:

1) A descentralização do fornecimento de glicosímetros para as unidades básicas deu maior comodidade aos pacientes e familiares, além de desafogar as “unidade pólo”, que eram unidades encarregadas de distribuir os glicosímetros para 3 ou mais unidades.

2) A criação de um banco de dados no SIGA permitiu um melhor controle no cadastramento “ativo”(que continuam recebendo os insumos mensalmente e “inativo”(que abandonaram a retirada mensal dos insumos).

 

PRIORIDADES:

1)Melhorar a adesão das unidades no uso do GSS e SIGA para o controle de fornecimento mensal dos insumos.

2)Diminuir a fila de espera no fornecimento dos glicosímetros por SMS.

3)Integrar o fornecimento dos insumos ao programa com a atenção integral ao diabético.

4)Intensificar a busca dos faltosos.

 

NÓS CRÍTICOS:

1)Falta de funcionários nas UBS para o acompanhamento e controle do fornecimento mensal dos insumos do programa.

2) Limitação de SMS em atender a 100% dos pacientes cadastrados, ocasionando uma espera que, às vezes, geram ouvidorias.

3)Demanda crescente para o fornecimento destes insumos, deslocando o foco da prevenção e promoção para o foco da assistência e controle, no SUS.

4) Os sistemas SIGA (cadastro dos pacientes) e GSS (controle do fornecimento) não interagem, obrigando o funcionário respónsável pelo sistema de cadastro e controle de fornecimento pela internet a trabalharem com os dois programas, a cada vinda do usuário para a retirada dos insumos.

5) Irregularidade no abastecimento de alguns insumos do programa.

LINK: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/programas/...

 

Exibições: 208

Comentário de Evaldo em 31 janeiro 2011 às 11:07

Oi, Teresa.

Este texto ainda teve a participação da Isabel, da STS Lapa/Pi. Ao mandar o texto via e-mail, ela acrescentou esta questão dos bancos SIGA e GSS não "conversarem", gerando grande dificuldade no dia-a-dia da unidade. Acrescentei esta questão, mas não tinha colocado em nosso planejamento.

Pretendo fazer uma intervenção no item 3 dos nós críticos e no item 3 das prioridades, utilizando a REDE.

Ainda não tive tempo de escrever, mas assim que der, colocarei aqui neste tópico do Blog, ou abrirei um novo tópico no FÓRUM da REDE, porque o assunto pode gerar alguma polêmica.

 

Comentar

Você precisa ser um membro de REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP) para adicionar comentários!

Entrar em REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP)

© 2024   Criado por Evaldo.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço