Plataforma de Cooperação do SUS
Nome da experiência: “Homens, agora é sua vez!”.
Introdução: Vários estudos têm comprovado a vulnerabilidade dos homens às enfermidades e morte precoce. Tal fato é explicado pela não procura pelos serviços de atenção primária gerando privação as medidas de preservação de sua saúde, levando-o ao uso de procedimentos desnecessários se a procura pela atenção houvesse ocorrido em momento anterior.
Objetivos: Levantar diagnósticos de saúde e construir linhas de estudo na área de abrangência da unidade básica de saúde (UBS) do público masculino do bairro da Bela Vista.
Sensibilizar os profissionais da unidade básica de saúde ao método de abordagem e recepção dessa população.
Criar meios de aproximação da população masculina a unidade básica de saúde, bem como aos seus programas.
Sensibilizar o homem dos principais agravos que o acomete possibilitando futuramente uma possível redução da mortalidade na Bela Vista.
Público-alvo: Homens residentes do território da área de abrangência da UBS Nossa Senhora do Brasil, localizado no bairro da Bela Vista.
Metodologia: Serão quatro frentes de trabalho: PRIMEIRA: através do SIAB e ferramentas epidemiológicas levantar os diagnósticos de saúde referentes à população masculina pertencentes a área de abrangência da UBS e construir linhas de estudos que criem indicadores epidemiológicos de agravos. SEGUNDA: ampliar o conhecimento em saúde dos profissionais pertencentes à unidade e torná-los multiplicadores capazes de abordarem de forma diferenciada, levando ao reconhecimento de problemas ou impedimentos para a adesão aos programas de saúde, subsidiando a construção em equipe de estratégias de abordagem. TERCEIRA: aproveitar os encontros existentes na comunidade e realizar grupos para a sensibilização, reconhecimento e inserção dessa população existente e não assídua a UBS. Fortalecer os grupos de prevenção já existentes da unidade, reconhecendo os homens assíduos bem como incentivar sua vinda aos mesmos.
QUARTA: realizar levantamento epidemiológico por meio de inquéritos de saúde de forma a avaliar as intervenções propostas, orientando as novas ações.
Profissionais envolvidos: Médicos, Enfermeiros, Auxiliares de Enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde, Nutricionista, Equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Assistente Social, Ginecologista, Fonoaudióloga, Fisioterapeuta, Psiquiatra, Psicologia), Equipe de Odontologia e Administrativos.
Local onde ocorrerá: Na UBS, em espaços públicos e privados da comunidade (por exemplo: Escola de Samba Vai-Vai e bares). A intervenção ocorrerá em horários alternativos e também de funcionamento da UBS.
Recursos necessários: Materiais informativos sobre práticas de prevenção em saúde na rede e materias de uso de consultório para avaliação pressórica, glicêmica e antropométrica.
Resultados esperados:
Reduzir o índice de mortalidade na faixa etária de maior risco (de 20 a 59 anos) por meio do maior envolvimento dos homens nas atividades de prevenção e promoção da saúde.
Evaldo.. temos uma proposta... posso te enviar por e-mail ates dela se tornar oficial?
Neste domingo começaremos a incentivar a busca pela unidade de saúde pelos homens, o local escolhido é a Escola de Samba da Vai Vai.. o dia é o domingo por que é o dia em que conseguiremos a maior parte dos nossos residentes da região, a população adulta e ativa que jamais conseguiriamos tão junatas como nesse dia
Gostaria que você fizesse sugestões pois no dia faremos distribuição de preservativos, distribuição de folders e aferição de pressão arterial e glicemia capilar...
Att
Maria Amélia
Oi, Maria Amélia!
Fico feliz que tenha dado uma "agitada" na saúde do homem aqui da rede. Obrigado!
Minha sugestão é que faça esta descrição do trabalho que pretendem realizar e coloque neste blog! Vá ao topo do blog, clique no botão "opções", e depois escolha na caixa a opção "editar mensagem". Aparecerá novamente o blog de uma forma que vc pode reescrever o texto inicial, que fizemos naquele dia.
Esta opção permite que vc refaça o texto quantas vezes for necessário e poderá receber sugestões não só minhas, mas de todos que participam desta rede.
A idéia é desencadear um aprendizado coletivo, interativo!
Qualquer dúvida, entre em contato, aqui, no e-mail, ou no meu telefone na CRSCO: 3071-2669.
Estou mais no período da tarde.
Valeu Evaldo,
Estruturo e coloco para todos aqui no blog!!!
Att
Nome da experiência: “Homens, agora é sua vez: Viva!”. Descrição do plano de ação – Objetivo: Reduzir o índice de mortalidade na faixa etária de maior risco (de 20 a 59 anos) por meio da aproximação da população masculina aos programas de atenção em saúde preventiva. Construir linhas de estudo no território que defina as necessidades em saúde desse público e como a unidade básica de saúde deve se preparar para recebê-las. Público-alvo: Homens residentes do território da área de abrangência da Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora do Brasil. Metodologia: Serão três frentes de trabalho: PRIMEIRA: ampliar o conhecimento em saúde dos profissionais e torná-los multiplicadores capazes de reconhecer problemas ou impedimentos para a adesão aos programas de saúde, subsidiando a construção em equipe de estratégias de abordagem. SEGUNDA: aproveitar as atividades de prevenção já existentes na unidade e realizá-las em outros espaços da comunidade tornando-as veículo de conhecimento de seu funcionamento e dinâmica das duas partes. TERCEIRA: reconhecer a população masculina que freqüenta a unidade de saúde. Nas equipes de saúde da família utilizar de instrumentos de avaliação e diagnósticos de comunidade como ponto de partida no estudo e apropriação das características dessa população. A população masculina que não freqüenta a unidade será caracterizada e estratégias desenvolvidas para cumprir o objetivo. Previsão da demanda na rede de serviços da região. Profissionais envolvidos: Médicos, Enfermeiros, Auxiliares de Enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde, Nutricionista, Equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Assistente Social, Ginecologista, Fonoaudióloga, Fisioterapeuta, Psiquiatra, Psicologia), Equipe de Odontologia, Administrativos. Local onde ocorrerá: Em espaços públicos e privados da comunidade. Recursos necessários: Materiais informativos sobre práticas de saúde que ocorrem na rede e de prevenção; esfigmomanômetros, estetoscópios, glicosímetros, lancetas, tiras reagentes de glicose, estesiômetros, fitas métricas, balanças, estaturômetros, gráficos de IMC, inquéritos de saúde e adequação da agenda específica para esta finalidade: um período por semana.
Quantidade de palavras:
O que vc acha Evaldo?
Que tal: "Homens, chegou sua hora: Viva!"
Melhor por colocá-lo em situação de decisão e escolha: pela vida.. intriga por se tratar de jargão comum e surpreende pois a hora chegada é da vida... e não da adoecimento ou até.. morte.
Estranho mas talvez por chamar a atenção, por si só já faça o convite ao menos curioso...
Opinem!!!
Oi Maria Amélia.
Gostei do título acima, acho que a proposta ficou bem ampla, farei aqui uma sugestão, inclusive de layout, depois vc vê se vale a pena e publica no topo do blog:
"Homens, chegou a sua hora: Viva!"
Objetivo:
Divulgar e estimular a participação da população masculina da área de abrangência da UBS aos programas de assistência e promoção da saúde já em andamento.
Público-alvo:
Homens residentes do território da área de abrangência da Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora do Brasil.
Metodologia:
A população masculina que não freqüenta a unidade será caracterizada por meio dos intrumentos de avaliação e diagnóstico do PSF. Com este diagnóstico, realizar algumas atividades de prevenção e promoção nos locais frequentados pelos homens que não vão à UBS, tornando os locais veículo de divulgação destas atividades da UBS.
Profissionais envolvidos:
Médicos,
Enfermeiros,
Auxiliares de Enfermagem,
Agentes Comunitários de Saúde,
Nutricionista,
Equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Assistente Social, Ginecologista, Fonoaudióloga, Fisioterapeuta, Psiquiatra, Psicologia),
Equipe de Odontologia,
Administrativos.
Local onde ocorrerá:
Em espaços públicos e privados da comunidade.
Recursos necessários:
Materiais informativos sobre práticas de saúde que ocorrem na rede e de prevenção; esfigmomanômetros, estetoscópios, glicosímetros, lancetas, tiras reagentes de glicose, estesiômetros, fitas métricas, balanças, estaturômetros, gráficos de IMC, inquéritos de saúde e adequação da agenda específica para esta finalidade: um período por semana.
Resultados esperados:
Reduzir o índice de mortalidade na faixa etária de maior risco (de 20 a 59 anos) por meio do maior envolvimento dos homens nas atividades de prevenção e promoção da saúde.
..............................................................................................................................
Procurei simplificar um pouco. Peça para a Dra. Solange ver a factibilidade, e se ok, publique no blog com as modificações que vcs acharem conveniente.
Boa sorte!
Comentar
Bem-vindo a
REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP)
© 2024 Criado por Evaldo. Ativado por
Você precisa ser um membro de REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP) para adicionar comentários!
Entrar em REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP)