UBS República - Grupo Saúde do Homem - 23/01/12

ANA PAULA ROCHA RIBEIRO; Gilmar de Almeida Santos; Rosimar Chagas; Monica Maria da Silva; Tatiana Ferraz de Araujo Alecrim

Introdução:

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) prioriza a atenção básica com foco na Estratégia de Saúde da Família (ESF) como porta de entrada do sistema de saúde integral e hierarquizado.  A implantação da PNAISH na cidade de São Paulo procura responder a esta política nacional estimulando projetos locais específicos para a saúde do homem.

Neste contexto, a UBS Repúblicaorganizou um grupo educativocomo proposta inicial de abordar o temae inserir o homem nas várias atividades da unidade.

Objetivo:

Facilitaro acesso da população masculina aos serviços de saúde da UBS e melhorar a sua adesão aos programas

Metodologia:

A UBS República promoveu o grupo consulta, em um edifício localizado na área de abrangência da equipe. Esta atividade contou com a participação de 1 médico, 1 enfermeira, 1 auxiliar de enfermagem, 1 educadora física e 2 ACS. Os convites para o evento foramconfeccionados e distribuídos de forma individual e pessoal. Além disso, houve divulgaçãona comunidade através de folders.

O Grupo abordou questões sobre atividades físicas, alimentares, alcoolismo, tabagismo, neoplasia de próstata e pênis, DM, HAS e obesidade.Realizaram-se também os seguintes procedimentos: glicemia capilar, aferição de PA, peso e circunferência abdominal esolicitação de exames de rotina para os casos de maior risco.


Resultados e Considerações finais:


Foram confeccionados 20 convites individuais, mas compareceram apenas sete. Esta baixa adesão demonstrou a dificuldade de convencer os homens a cuidarem de sua saúde. Entretanto, os que participaram gostaram das atividades realizadas e aderiram às ações de prevenção, promoção e assistência oferecidas pela UBS República a eles, de acordo com as suas necessidades.

Assim, a unidade pretende programar o grupo periodicamente, com a expectativa de um aumento gradual na participação dos homens, melhorando desta forma, a sua adesão aos programas e consequentemente,dos indicadores da qualidade de vida do gênero masculino na região.


Proposta da unidade no arquivo: SA%C3%9ADE%20DO%20HOMEM.pptx

Exibições: 400

Comentário de Evaldo em 9 fevereiro 2012 às 14:49

Oi, Ana Paula e todos da UBS. Muito legal a documentação do trabalho de vcs. Parabéns!

Eu sei que organizar desta forma como fizeram dá muito trabalho, por isso, é importante uma divulgação que não cabe numa planilha de produção, do trabalho que vcs colocaram neste blog.

A idéia é essa: divulgar uma produção de um trabalho que não caberia numa simples planilha!

Comentário de Anna Paula Rocha Ribeiro em 11 fevereiro 2012 às 11:33

Olá Evaldo!
Obrigada! Aproveito também para parabenizá-lo pela inicitaiva de criar a rede de promoção da saúde. São locais como este que farão a diferença!!

Abraços. Anna e toda equipe da UBS Republica.

Comentário de Evaldo em 12 fevereiro 2012 às 21:23

Oi, eu é que agradeço!

Só com a participação ativa das pessoas é que este site será uma verdeira rede social para desenvolvermos a promoção da saúde no SUS.

Comentário de Evaldo em 23 março 2012 às 10:55

Oi, Ana Paula. Se vc concordar podemos colocar o texto na forma de pôster na página da UBS República, preservando a imagem do convite, o pôster que fizeram e incluindo uma foto do power point.

Podemos até fazer junto com a Michele esta mudança, inclusive alterando o texto, já que vcs são os autores.

Comentário de Anna Paula Rocha Ribeiro em 23 março 2012 às 19:30
Olá Evaldo!
É claro que concordo.
Obrigada!
Abraços.
Comentário de Evaldo em 26 março 2012 às 20:56

Oi, Ana Paula. Dei uma mexida no layout e no texto. Fique à vontade para continuar mudando, inclusive com a ajuda das pessoas que participaram e apoiaram este trabalho. É só entrar em "editar" do blog, a idéia é irmos melhorando o texto e layout coletivamente.

Comentar

Você precisa ser um membro de REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP) para adicionar comentários!

Entrar em REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP)

© 2024   Criado por Evaldo.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço