CARTA ABERTA À POPULAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

O panorama atual da saúde no município de São Paulo não recomenda comemorar o Dia Mundial da Saúde, neste dia 07 de abril de 2020. A situação é grave. De um lado, a estrutura do sistema de saúde praticamente tendo esgotado sua capacidade de atendimento, em consequência da pandemia de coronavírus. De outro lado, um acúmulo de decisões de ordem política, orçamentária e gerencial desfinanciaram a estrutura de saúde exigida para as dimensões e complexidade da cidade, reduzindo a capacidade de resposta a uma emergência e colocando em risco a vida de usuários e trabalhadores do SUS. Outro aspecto importante são as privatizações e terceirizações, visando o encolhimento da função do Estado e a entrega de substanciosa parcela do orçamento nas mãos de organizações sociais, em detrimento da qualidade do serviço oferecido à população, do importante vínculo assistencial e em detrimento de profissionais qualificados do serviço público. Esse é o cenário.


Em 11 de março, a Organização Mundial da Saúde declarou pandemia, ressaltando a responsabilidade dos países para detectar, tratar e reduzir a transmissão. O coronavírus chegou ao Brasil em final de fevereiro e rapidamente se espalhou para 24 estados e Distrito Federal, sendo a cidade de São Paulo o epicentro da pandemia no país, com maior número de casos notificados e de mortes. Poucos dias depois, em 17 de março, o município de São Paulo declarou situação de emergência e tomou medidas visando reduzir a circulação de pessoas. No mesmo dia, o Ministério da Saúde registrou a primeira morte por coronavírus no país e declarou situação nacional de emergência em saúde, recomendando o isolamento horizontal, para retardar a cadeia de transmissão.


Hoje, são centenas de óbitos e dezenas de milhares de casos notificados e oficialmente confirmados. A letalidade que o vírus vem apresentando no Brasil é da ordem de 3% a 5% dos casos. A letalidade real provavelmente não seja conhecida nem depois que passar a epidemia, pois os casos estão
subnotificados. O que se sabe é que o número de casos tem dobrado a cada três dias.


O Imperial College de Londres realizou uma modelagem epidemiológica para diversos países do mundo. Para o Brasil a projeção no pior cenário, se nada fosse feito para diminuir a curva de transmissão é que haveria mais de um milhão de mortes. A projeção para o melhor cenário, até agosto, resultaria em 44 mil mortes. A diferença entre o pior e o melhor cenário seria a rapidez ou a demora na tomada de decisões de isolamento social horizontal, com parte do comércio fechada, mantendo as pessoas em casa, principalmente os grupos de risco, com a maior parte das pessoas trabalhando remotamente e o governo construindo leitos emergenciais. E, independente das declarações presidenciais, que negam as evidências epidemiológicas, o Brasil tomou essas medidas num tempo razoável, com adesão da maior parte dos governadores e dos prefeitos.


Mas decisões políticas anteriores à pandemia são causas de entraves de agora, que estão custando vidas. O Ministério da Saúde admitiu a falta de estoque de Equipamentos de Proteção Individual – EPI (máscaras, aventais, óculos etc.) para os trabalhadores que estão na linha de frente da pandemia.


Outras ações específicas prejudicam bastante o enfrentamento da pandemia. O Sistema S começou uma produção direcionada de EPI e insumos para suprir hospitais públicos, como máscaras, aventais e
respiradores mecânicos. No entanto, o governo Bolsonaro reduziu inesperadamente a verba para o Sistema S.


Em São Paulo, a imprensa divulgou certa troca de e-mails entre a Secretaria Municipal de Saúde e a organização social CEJAM (que atende 30 UBS e 07 AMA no M’Boi Mirim, Campo Limpo e Capão Redondo, na região Sul), recomendando que fossem notificados apenas os casos envolvendo profissionais de saúde. O Ministério Público Estadual abriu inquérito civil para apurar os fatos. A orientação oficial é que sejam notificados todos os casos de síndrome gripal, internados ou não.


Segundo o noticiário, o Estado de São Paulo comprou 15 containers refrigerados para armazenar cadáveres, com capacidade para 200 corpos cada. Ou seja, a expectativa em cima de dados sem a devida transparência é que haja pelo menos três mil corpos a mais que a demanda normal no estado. Os containers serão distribuídos para várias cidades, além da Capital. Nessa mesma linha, a SMS está alugando por 180 dias 20 veículos para traslado funerário, conforme Diário Oficial, denunciando também a expectativa alta de aumento do número de mortes.


Para o enfrentamento da epidemia, o ideal seria a testagem em grande escala (a Coréia do Sul realiza de 10 mil a 15 mil testes por dia), do contrário não se tem dados confiáveis e só se saberá a data para encerrar a quarentena quando diminuir a demanda por hospitalização. Na falta de testes em grande escala, a melhor saída é o isolamento horizontal periódico. Com períodos fechados, como agora e, outros, mais abertos, conforme o monitoramento do comportamento do vírus. E uso constante
de máscaras pela população, até que se chegue à descoberta de uma vacina.


O coronavírus Sars-Cov-2, como é denominado, ataca as vias aéreas superiores, causando a doença Covid-19 e afeta especialmente a população mais vulnerável: idosos, imunodeprimidos, pessoas com
doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, cardiopatias, entre outras.


Um dado alarmante para países com regiões de grande pobreza, como o Brasil, é que não existe nenhuma modelagem epidemiológica para o comportamento do vírus em favelas e encortiçados, onde não é possível manter o distanciamento social recomendado de pelo menos um metro entre as pessoas.


Por fim, o desfinanciamento do Sistema Único de Saúde causado pela Emenda Constitucional 86, de 2015, que reduziu o financiamento do SUS, fixando o repasse federal em 15% da Receita Corrente Líquida, contrariando os movimentos na sociedade, que reivindicavam 10% da Receita Corrente Bruta causa grandes efeitos no momento atual. A contrapartida do SUS federal, desfinanciada pela EC 86/2015, acabou sendo congelada por 20 anos pela criminosa Emenda Constitucional 95 – EC-95/2016.

Essa é a situação presente, quando falta dinheiro para as ações cotidianas e para as ações emergenciais de saúde.


O que esta pandemia de coronavírus nos ensina?


Em primeiro lugar, que a vida é o bem mais precioso. Acima de empresas e
lucros. E que os governantes de qualquer tendência têm por obrigação ser
guardiães de vidas, acima de qualquer coisa.


Em segundo lugar, que saúde pública é investimento, não é gasto
supérfluo que possa ser cortado. Pesquisas científicas também.

Em terceiro lugar, que existe a possibilidade de novas pandemias no
futuro, até mais duras que esta, dada a degradação ambiental, a
proximidade entre animais silvestres e animais domésticos e as
vulnerabilidades humanas. Precisamos estar mais bem preparados do que
agora se e quando esse dia chegar.


Proteção e prevenção à saúde são palavras-chave. E investir mais no SUS,
o maior e mais amplo sistema de saúde do mundo. Investir mais nos
trabalhadores do SUS, patrimônio humano imprescindível, a quem
prestamos merecidas homenagens neste dia.


Viva o SUS!


● Associação dos Odontologistas do Município de São Paulo
● Central dos Movimentos Populares – CMP
● Coletivo Paulo Freire
● Central Única dos Trabalhadores – CUT
● Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil - CTB
● Federação das Associações Comunitárias do Estado de São Paulo -
FACESP
● Fórum em Defesa dos Direitos Sociais e da Democracia
● Frente contra o Sucateamento da Saúde Pública
● Frente em Defesa do SUS
● Marcha Mundial de Mulheres - MMM
● Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB
● Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST
● Movimento dos Trabalhadores Sem Teto – MTST
● Plenária Estadual de Saúde de São Paulo
● Plenária Municipal de Saúde de São Paulo
● Plenária Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
● Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e dos
Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de São
Paulo – SindSaúde-SP
● Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região
● Sindicato dos Comerciários de São Paulo
● Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo - SEESP
● Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de São Paulo - SinFar
● Sindicato dos Médicos de São Paulo - Simesp
● Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
● Sindicato dos Psicólogos de São Paulo - SinPsi
● Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Paulo - Sindsep
● União Geral dos Trabalhadores - UGT
● União dos Movimentos Populares de Saúde de São Paulo – UMPS

Exibições: 132

Comentar

Você precisa ser um membro de REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP) para adicionar comentários!

Entrar em REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP)

© 2024   Criado por Evaldo.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço