8ª REUNIÃO PLENÁRIA ORDINARIA DO CONSEHO GESTOR DA STS BUTANTÃ BIÊNIO ( 2022- 2024)

Detalhes do evento

8ª REUNIÃO PLENÁRIA ORDINARIA DO CONSEHO GESTOR DA STS BUTANTÃ BIÊNIO ( 2022- 2024)

Horário: 10 janeiro 2023 de 17:00 a 19:00
Local: STS Butantã
Tipo de evento: reunião, plenária
Organizado por: CGSTSBT
Última atividade: 27 Mar, 2023

Exportar para Outlook ou iCal (.ics)

Descrição do evento

Caixa de Recados

Comentar

RSVP para 8ª REUNIÃO PLENÁRIA ORDINARIA DO CONSEHO GESTOR DA STS BUTANTÃ BIÊNIO ( 2022- 2024) para adicionar comentários!

Entrar em REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP)

Comentário de Evaldo em 27 março 2023 às 18:52

Informes:

José Geraldo reforça importância da metodologia nas visitas às unidades. Exemplifica que o relatório da visita do SAE BT traz texto de 2018 e mais o relato da visita e que tem colocações que não procedem e desencadearam um dominó de ações e cobranças que só sobrecarregaram os servidores. Para sair como conselho, precisa sair pela reunião do conselho.

Erika traz que a comissão executiva está levantando as questões de faltas e será pautado em outra reunião. Pede ainda que Cristiano e Sandra tragam a questão da metodologia para discussão.

Cristiano responde que não avisa para não ter montagem de realidade. Com relação ao SAE acha que não tem condições de atendimento.

Santana convida para sábado, 10h no CEU Uirapuru, debate sobre a pré-conferência.

Oscar traz que Beto Social liberou 300 mil para equipar e mobiliar o anexo do Malta, que o deputado Zarattini disponibilizaria 100 mil para cobertura também no Malta Cardoso. Esteve também em reunião no Peri Peri no qual foi dito pela supervisora que a reforma do telhado teria uma composição de verbas de emendas da Mônica e Luana  e que processo levaria 60 dias. Conta sobre visita na UPA Rio Pequeno feita junto com Prefeito e

Secretário junto com Ramiro e Cristiano e que as obras , bem adiantadas, seriam entregues até setembro de 2023. Conta que o terreno do Sacolão já está desocupado para construção por PPP. Refere que entregaram documento em 2021, que também foi entregue no MP para que no terreno não seja construída uma UBS, mas sim o CER e secretário disse que pode ser mudado o serviço.

Lester quer esclarecer se a UPA do Band saiu do BID. Convida para um esquenta para a pré conferência no dia 25/01 na EMEF Amorim Lima.

Deborah parabeniza o trabalho feito por Cristiano e acha que visitas às unidades devem ser feitas de surpresa para verificar a realidade.

Erika pede posicionamento da Patricia diante da colocação de Oscar sobre destinação do terreno do sacolão, lembrando que isso foi apresentado em audiência pública, que alterações não podem ser por pedidos individuais e sim coletivas.

Oscar traz que secretário referiu que não pode mudar o local, mas poderia mudar o serviço.

Patricia coloca que não está ciente destas colocações de Oscar e buscará informação mais formal.

Mais uma vez a reunião termina de forma acalorada, em discussões.

 

 

ATA ELABORADA POR:

PATRICIA MOLDAN

 

DIGITAÇÃO:

PATRICIA MOLDAN

 

Comentário de Evaldo em 27 março 2023 às 18:52

CAPSIJ Butantã

Cristiana conta que na última terça feira, 03/01/2023, o Plano de Trabalho do CAPSIJ Butantã foi para a secretaria e que seria preciso fazer pressão para agilizar a assinatura para liberação do financiamento e publicação em DO.Para se adiantar ao processo a SPDM adiantou o processo seletivo. Por ser serviço especializado, há necessidade de conhecimento técnico específico para que se evite agravamento dos muitos casos de crianças e adolescentes em sofrimento mental do território, inclusive de TEA. STS acompanha a seleção de gerente, que é o que compete a ela e esta não é uma seleção aberta.

Cristiano pede que seja passado o número do processo SEI para que o conselho possa interferir

Deborah questiona se o CAPSIJ BT aconteceria no mesmo prédio

Cristiana esclarece que a prioridade é recompor a equipe em caráter emergencial, que atualmente só tem 3 técnicos, recompondo em CAPS IJ modalidade II, que trabalha de segunda a sexta feira das 7h às 19h. Assim que estiver implantado, se caminharia para a reclassificação para CAPSIJ III  , conforme está no plano de metas de SMS. Isso pois demanda equipe maior e  espaço físico específico, o que demandaria maior aporte financeiro. Esta foi uma opção para se ganhar agilidade neste processo. Verificará o número do processo SEI.

Erika viu no site da SPDM este processo seletivo e gostaria de saber qual a qualificação necessária para estes profissionais.

Cristiana esclarece que o número de profissionais está definido pelo documento norteador dos CAPS de 2021 e que não temos acesso a este processo seletivo da SPDM, mas sabe se que são chamados profissionais nos bancos de RH e estão sendo divulgados no site da SPDM, CATO e GUP. Para gerentes o processo não foi aberto pois é por indicação e os pré requisitos seriam conhecimento em desenvolvimento infantil, agravos em saúde mental, conhecimento em metodologias de intervenção e linhas teóricas, gestão (ter atuado em cargo de gestão), dominar diretrizes da saúde mental, conhecimento do território e ter experiência em serviços similares.
Reforça o número de casos graves atendidos no CAPSIJ e por isso não se pode atender casos menos complexos.

Givanildo coloca que diante da importância do serviço, o território deveria ter mais de um CAPSIJ. Ainda entende que o profissional tem que ter o perfil de conhecimento do território e condições de entrar nas comunidades.

Santana traz que saúde mental é pauta horizontal e que já se alertava pela piora da saúde mental da população com a pandemia.

Cristiana reafirma necessidade de reforço da saúde mental no Butantã

Comentário de Evaldo em 27 março 2023 às 18:50

Debora fala da importância da participação dos profissionais de todos os contratos de gestão.Pede para Marcelo ajudar a encaminhar esta solicitação.

Cristiano endossa e questiona qual o comprometimento dos trabalhadores e gerentes na participação nas pré conferências. Se preocupa também com o envolvimento dos conselheiros. Divulga que no sábado 14/01 haverá uma reunião de “esquenta” no CEU Uirapuru sobre a pré conferência.

Givanildo propõe a organização das escalas de trabalho para garantir a participação nas pré-conferências e conferências e que deve se discutir nos conselhos gestores locais.

Oscar quer esclarecimento do pedido de disponibilização do regimento para que não seja somente no dia.

Rubens diz não poder haver cerceamento da participação dos trabalhadores da OS nas conferências de saúde e que levará a questão para as Comissões para tomada de providências.

Santana lembra que não haverá discussão do regimento das pré conferência e que os critérios de retirada de delegados não ficou claro. Se posiciona que a atitude da SPDM é criminosa de cerceamento do direito de participação dos trabalhadores.

Ruriá endossa a questão da cobrança de horários dos trabalhadores. Diz ainda que desconhece as discussões nas reuniões da rede, nos polos.

Lester quer esclarecer se materiais produzidos após pré-conferência poderiam ser considerados nas conferências.Diva se posiciona em sintonia com Cristiano e Ruriá e pede que informações sejam disponibilizadas para os usuários e territórios.

Evaldo quer reforçar a fala de Ruriá e que há necessidade ter mecanismo de incentivo de participação e que são importantes os canais de comunicação , como o Participe Mais , para quem tem o que contribuir possa se expressar.

Oscar refere achar estranho a fala de Ruriá e quer que Patrícia busque esclarecimentos

Patrícia esclarece critérios de retirada de delegados por segmento ao final da pré conferência, dentre os presentes desde o final da leitura do regimento e que o número de delegados do Butantã ainda será enviado pela comissão de relatoria do CMS, mas que são estabelecidos por proporção populacional. Os trabalhadores têm sido mobilizados nas reuniões de pólo da atenção básica e que acha o termo cerceamento feito pela SPDM da participação na pre conferência errôneo, mas seria um “não incentivo” por não considerar horas de participação como horas trabalhadas. Se compromete a buscar junto a SMS posicionamento mais claro.

Comentário de Evaldo em 27 março 2023 às 18:49

Pré-Conferência de Saúde do Butantã
A STS Butantã traz que a Comissão Organizadora da Pré-Conferência do Butantã manteve a data para 28/01/2023 na EMEF Amorim Lima das 8-17h e que cabem todos os esforços de divulgação junto aos conselheiros das unidades e aos trabalhadores.

Lester diz que o conselho que deveria ter decidido e que na resolução 7, artigo 21 o dimensionamento do número de delegados não estaria claro.

Rubens  diz que o CMS não determinou as datas que as pré-conferências deveriam ser realizadas, cabendo às supervisões de saúde ou aos conselhos esta decisão, dentro do prazo legal e que as comissões já estão disponibilizando os materiais necessários.
Marcelo complementa que as pré-conferências poderiam ser realizadas de 15 de novembro de 2022 até 15 de março de 2023. Diz ainda que o número de delegados a serem tirados de cada pré conferência será divulgado na sexta feira

Santana falou do ato na Paulista no dia anterior contra a depredação dos 3 poderes em Brasília. Pede ampla divulgação do regimento das pré-conferências junto aos conselhos locais para que todos se apropriem das regras.

Ruriá tem uma fala a favor da participação dos trabalhadores nas pré conferências e que não haveria contagem das horas nas pré conferências como horas trabalhadas, cerceando a participação. Patrícia explica o posicionamento da SPDM quanto ao impacto destas horas na meta e a necessidade desta justificativa ser aceita pelo setor de contrato de gestão de SMS.

Comentário de Evaldo em 27 março 2023 às 18:46

SÃO PAULO, 10/01/2023

PRESIDENTE OU COORDENADOR ERIKA SATO

 

MEMBROS DO CONSELHO PRESENTES

Segmento Usuário:

      CRISTIANO DE FARIAS CORONADO (TITULAR)

      ERIKA DE FATIMA BERGE CAMPANA SATO (TITULAR)

      GIVANILDO OLIVEIRA DOS SANTOS (TITULAR)

      LESTER AMARAL JÚNIOR (TITULAR)

      OSCAR PIERROTTI MARTINS (TITULAR)

      SANDRA ANDREONI DE OLIVEIRA RIBEIRO (TITULAR)

Segmento Trabalhadores em Saúde:

     JOSÉ GERALDO LEME CANTILLANA (TITULAR)

     DEBORAH PAIXÃO ALVES BASILIO (TITULAR)

     EVALDO SHINJI KUNIYOSHI (TITULAR)

      Segmento Gestores/Prestadores de Serviço de Saúde:

     ELIUDE FERREIRA DA SILVA UMBELINO (TITULAR)

     MURILO VIANA DE CASTRO SOUZA (TITULAR)

     PATRICIA MOLDAN (SUPLENTE)

    Justificativas de ausência:  RAMIRO IODJHN (USUÁRIO TITULAR), ELIZABETH FUMIKO TAKEUCHI      NAKAMURA (GESTOR TITULAR), MARA SILVA GALETTI MUNKEVIZ (GESTOR TITULAR), MARCELO BORGES DE ALMEIDA (GESTOR TITULAR), LEONARDO MONTEIRO TEIXEIRA (GESTOR SUPLENTE)

    Ausentes: CECÍLIA APARECIDA SEGURA CAMPOS (USUÁRIO TITULAR), DEJANIRA DA PAIXÃO FIGUEIREDO (USUÁRIO TITULAR), MARÍLIA CINTRA LABAKI (USUÁRIO TITULAR), SILVANETE APDA DE OLIVEIRA (USUÁRIO TITULAR), ZELMA FERNANDES MARINHO (USUÁRIO TITULAR), MARIA CORDELIZA DOS SANTOS (USUÁRIO SUPLENTE), BRUNA SARAIVA RAMALHO (TRABALHADOR TITULAR), NAYARA GALDINO GROSSI (TRABALHADOR TITULAR), EVERTON DUARTE NEIVA (GESTOR TITULAR), CRISTIANA BEATRICE LYKOUROPOULOS (GESTOR SUPLENTE), PAULO ROBERTO FERREIRA DA SILVA JUNIOR (GESTOR SUPLENTE), SIMONE BORGES BRAGA (GESTOR SUPLENTE)

 

APROVAÇÃO DA ATA ANTERIOR:

Leitura e aprovação da ata da reunião de 22/11/2022.

 

PAUTA DA REUNIÃO:

Pré Conferência;

CAPSIJ;

Informes.

 

Comparecer (1)

© 2024   Criado por Evaldo.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço