Relato inicial do pleno extraordinário do Conselho Gestor de saúde da Supervisão Técnica do Butantã em 29/07/2025
1- Exatamente as 17:03 minutos a executiva do conselho procedeu a verificação de quorum regimental onde apurou a presença de 17 conselheiros, portanto quorum regimental qualificado para início da reunião, a qual foi aberta pela executiva. 2- Foi inicialmente dado a palavra para o supervisor da STS, que trouxe informações sobre a posição da SMS, indicando que haverá realmente a mudança efetiva dos médicos 20 horas para o regime de 40 horas em todas as unidades com ESF do município, ressaltou no entanto que não haverá a princípio demissões, mas uma obrigatoriedade de adequação dos profissionais a regime de 40 horas. 3- Em seguida a coordenadora da CRS-Oeste, se posicionou reforçando a falar do nosso supervisor, e trazendo elementos de caráter econômicos para justificar tal mudança. 4- Aberta fala para os Conselheiros, houve várias falas contestando a fala dos expositores iniciais, e reafirmando que sim, tratava-se um processo demissionário, e que isso traria sérias consequências para as Equipes, não só do Butantã, bem como de toda a Zona Oeste. Os conselheiros apontaram ainda que o regime de 20 horas está consolidado no Butantã, e que devido a permanência dos médicos 20 horas nas unidades em média de 3 anos, cria vínculos importante com os pacientes, e que mudança só trariam prejuízo para as Equipes. Abordaram também o aspectos das metas, impossível de serem cumpridas, o que acarretam problemas para o bom desempenho dos profissionais. Após os debates foram colocados as seguintes propostas de encaminhamento. A- Que o Conselho elabore uma Carta Aberta à população, explicando as razões, pelas quais o Conselho se posiciona contrário às mudanças B- Elaborar um Ofício para a SMS, solicitando a imediata revisão destas mudanças, e iniciar um processo de discussão com o conselho e os profissionais, visando inclusive a ampliação das ESF na região. C- Que os conselhos de unidades realizem abaixo-assinados, contrários às mudanças. D- Encaminhar ofício ao CMS solicitando o envolvimento do mesmo nesta discussão. A executiva colocou em votação e foi aprovado por unanimidade os encaminhamentos. Exatamente as 18;57 minutos a Executiva deu por encerrado o pleno extraordinário do conselho da STS.
Linhas de Cuidado - SUS
Relato inicial do pleno extraordinário do Conselho Gestor de saúde da Supervisão Técnica do Butantã em 29/07/2025
1- Exatamente as 17:03 minutos a executiva do conselho procedeu a verificação de quorum regimental onde apurou a presença de 17 conselheiros, portanto quorum regimental qualificado para início da reunião, a qual foi aberta pela executiva.
2- Foi inicialmente dado a palavra para o supervisor da STS, que trouxe informações sobre a posição da SMS, indicando que haverá realmente a mudança efetiva dos médicos 20 horas para o regime de 40 horas em todas as unidades com ESF do município, ressaltou no entanto que não haverá a princípio demissões, mas uma obrigatoriedade de adequação dos profissionais a regime de 40 horas.
3- Em seguida a coordenadora da CRS-Oeste, se posicionou reforçando a falar do nosso supervisor, e trazendo elementos de caráter econômicos para justificar tal mudança.
4- Aberta fala para os Conselheiros, houve várias falas contestando a fala dos expositores iniciais, e reafirmando que sim, tratava-se um processo demissionário, e que isso traria sérias consequências para as Equipes, não só do Butantã, bem como de toda a Zona Oeste. Os conselheiros apontaram ainda que o regime de 20 horas está consolidado no Butantã, e que devido a permanência dos médicos 20 horas nas unidades em média de 3 anos, cria vínculos importante com os pacientes, e que mudança só trariam prejuízo para as Equipes. Abordaram também o aspectos das metas, impossível de serem cumpridas, o que acarretam problemas para o bom desempenho dos profissionais.
Após os debates foram colocados as seguintes propostas de encaminhamento.
A- Que o Conselho elabore uma Carta Aberta à população, explicando as razões, pelas quais o Conselho se posiciona contrário às mudanças
B- Elaborar um Ofício para a SMS, solicitando a imediata revisão destas mudanças, e iniciar um processo de discussão com o conselho e os profissionais, visando inclusive a ampliação das ESF na região.
C- Que os conselhos de unidades realizem abaixo-assinados, contrários às mudanças.
D- Encaminhar ofício ao CMS solicitando o envolvimento do mesmo nesta discussão.
A executiva colocou em votação e foi aprovado por unanimidade os encaminhamentos.
Exatamente as 18;57 minutos a Executiva deu por encerrado o pleno extraordinário do conselho da STS.
Conselheiro Santana Silva
30 Jul