Características Relevantes da Região

A Unidade localiza-se no bairro da Pompéia, DA Perdizes, que tem 97.706, sendo 34,9%  usuários do SUS (SMS/Ceinfo/Tabnet, 2010). A unidade é referência para uma população de 34.658 habitantes na sua área de abrangência pertencentes aos bairros Pompéia, Campos Escolástica, Jardim Vera Cruz e Vila Anglo Brasileira.

Apresenta 21,9% de crianças e jovens e 27,0 % de pessoas na terceira idade        (censo 2000, área calculada em 2006).

Há um contingente populacional representado por adultos e idosos na maioria de classe média empobrecida e classe média baixa. Devido à concentração de edifícios e comércio, são atendidos trabalhadores que residem em seus locais de trabalho durante a semana, caso de porteiros e empregados domésticos.

Cerca de 40% das pessoas têm convênio médico privado, mas utilizam a Unidade para as atividades grupais, vacinação e medicação de uso contínuo.

Em sua área de abrangência há um contraste entre o entorno da Av. Pompéia e Av. Alfonso Bovero com a presença de maior número de casas e prédios de classe média e alta, bem como atividades comerciais. No entorno da Rua Bica de Pedra, há maior concentração de cortiços, caracterizando a região mais carente da área de abrangência. A UBS localiza-se na parte baixa de terreno caracterizado por morros; várias ruas são interligadas por escadas. Tal característica dificulta a acessibilidade da população.

 

Principais Causas de Óbito na Região

(Fonte: PMSP/SMS/CEInfo - SIM - PRO-AIM/SMS, acesso tabwin PRODAM, em 09/01/2012)

  1. Doenças isquêmicas coração-10,1%
  2. Pneumonias            -9,4%
  3. D. cerebrovasculares-7,6%
  4. Bronquite, enfisema, asma-5,1%
  5. D. Alzheimer            -3,0%

CARACTERIZAÇÃO

A UBS Jardim Vera Cruz é uma Unidade Municipalizada com modelo de atendimento tradicional e equipe de saúde mental/reabilitação. A Unidade foi inaugurada em 1983 e foi municipalizada em 18/06/2002. Ocupa uma área de 1400 m2 e está localizada em prédio próprio. Nesse mesmo endereço ainda funciona o serviço: Unidade de Atendimento Domiciliar – UAD (em implantação).

Exibições: 864

Comentário de Evaldo em 7 junho 2012 às 12:11

Foi uma visita muito agradável, inclusive encontrando gente que eu conhecia apenas pelo FaceBook e velhos conhecidos. É uma UBS acolhedora, soube que desenvolvem um trabalho na SAÚDE DO HOMEM bem antes da política nacional. Voltarei lá na segunda, para conhecer o trabalho.

Apesar do tempo nublado, o bom astral iluminou a visita!

Comentar

Você precisa ser um membro de REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP) para adicionar comentários!

Entrar em REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP)

© 2024   Criado por Evaldo.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço