CURSO SOBRE ACESSO A FONTES DE INFORMAÇÃO E REDES SOCIAIS

CURSO SOBRE ACESSO A FONTES DE INFORMAÇÃO E REDES SOCIAIS

Estão abertas as inscrições para o curso de capacitação “Acesso a fontes de informação e manejo de redes sociais” oferecido pelo Campus Virtual de Saúde Pública da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), em espanhol e inglês.

 


O curso é gratuito e aberto a todos que tenham interesse em identificar, utilizar e difundir da melhor forma o conhecimento sobre as fontes de informação em ciências da saúde. O propósito do curso é adquirir conhecimentos teóricos e habilidades práticas fundamentais para a gestão da informação sobre saúde e o uso das redes sociais, com destaque para: conhecer os conceitos, princípios e fundamentos da informação científica; conhecer e gerir as principais fontes de informação em ciências da saúde; dominar os processos de busca e recuperação de informação; formular e desenvolver estratégias pertinentes para a busca de informação; conhecer e interpretar os fundamentos científicos de estudos e investigações em saúde; identificar os principais canais de difusão da informação em saúde; conhecer as ferramentas necessárias para utilizar de forma efetiva a tomada de decisão; comunicar e difundir adequadamente a informação e o conhecimento mediante canais, com especial ênfase nas redes sociais.


Este curso é organizado por KMC (OPS WDC), em colaboração com  instituições acadêmicas do Brasil (Universidade de Brasília) e Espanha (Universidade de Salamanca, Biblioteca Nacional de Ciências de Saúde do Instituto de Saúde Carlos III, Universidade de Alicante, Universidade Miguel Hernández e Hospital de Torrevieja). 

Acesso o curso: http://cursos.campusvirtualsp.org/course/view.php?id=108.

Exibições: 66

Comentário de Daniela Oliveira de Melo em 11 março 2012 às 12:37

Evaldo,

fiz o curso, é bem voltado para pesquisa bibliográfica.

Comentário de Evaldo em 12 março 2012 às 11:34

Oi, Dani.

Legal que se inscreveu.

Meu interesse é nessa idéia de "rede social", que pode significar um monte de coisas, e envolve vários campos do conhecimento como a filosofia, a educação, a sociologia, a comunicação, o marketing e o que está mais na moda agora, que é a administração e a gestão de empresas privadas.

Mas eu ainda não encontrei um curso que fale de rede na gestão pública como pensa o educador Paulo Freire e mesmo como pensam as empresas privadas.

Até o livro do Eugênio Vilaça não coloca o conceito de rede na saúde como um sistema interativo e aberto para a produção do conhecimento. Ele chega a colocar que isso é importante, mas não mostra como fazer.

Costumo comprar revistas de administração como a Harvard Busines Review e sempre sai um artigo sobre rede, colaboração e inovação nas empresas privadas. Parece que virou moda.

Mas na gestão pública ainda não vi nada parecido com estas idéias de uma rede como gestão, inovação, aprendizado e troca de conhecimentos.

Daria até uma tese! Quem sabe?....rsrsrsrs

Um abraço!

Comentário de Daniela Oliveira de Melo em 12 março 2012 às 12:04
Quando li o título, que falava de redes sociais, já logo pensei em te indicar.... mas o curso não tem nada a ver com isso. Todo voltado para pesquisa bibliográfica (muito bom nesse assunto, por sinal). Realmente, esse assunto ainda é muito pouco discutido no âmbito público, acho que até por questões históricas e um pouco de preconceito. O ponto é que quando se implanta rede social a ideia é de que estaríamos todos em um plano horizontal, todos trabalhando juntos, no mesmo nível. As empresas privadas já sacaram que essa é uma boa forma de integrar os funcionários e fazê-los trabalhar juntos, por um objetivo comum... o que nos resta saber é quando essa filosofia virá para o setor público. A proposta da rede social é muito parecida com a proposta que foi feita quando o SUS foi pensado - população, gestores e profissionais trabalhando juntos, todos tendo voz e vez... todos no mesmo nível, participando, agindo, pensando...mas ao mesmo tempo temos uma herança história de hierarquização... ainda não sabemos lidar bem com trabalhos em equipe... O triste é que é comum lermos sobre o quanto isso é importante mas poucos se entregam realmente a proposta... mais um dos motivos pelo qual admiro sua iniciativa em criar esse espaço.
Comentário de Evaldo em 13 março 2012 às 13:35
Olá.
Tenho uma amiga que foi ao congresso e me presenteou com um livro que ela comprou lá, e tem tudo a ver com o que estamos fazendo.
Chama-se "REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE NO SUS", organizado por Silvio Fernandes da Silva com vários autores importantes da Saúde Pública como o Gilson Carvalho e Lenir Santos.
Dei uma folheada, é um livro fácil de ler, inclusive, vi que tem estas observações que vc coloca, que o SUS nasceu em rede.
Vou ler, e assim que terminar, eu empresto a vc.
Até mais!

Comentar

Você precisa ser um membro de REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP) para adicionar comentários!

Entrar em REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP)

© 2024   Criado por Evaldo.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço