Medidas de prevenção da transmissão das meningites virais

A meningite viral, também chamada de meningite asséptica, é menos grave e mais freqüente que a meningite bacteriana e melhora sem tratamento específico.

É causada principalmente pelos enterovírus (“vírus intestinais”) e também por outros (vírus do sarampo, da caxumba, vírus varicela-zoster), estes últimos, felizmente, preveníveis pela vacinação.

Ocorrem com maior freqüência no outono e primavera.

A transmissão pode ser por via fecal-oral ou respiratória.

Os enterovírus encontram-se na garganta e fezes das pessoas infectadas.

A infecção pode ocorrer por falta de higiene, como não lavar as mãos após ir ao banheiro, após trocar fraldas ou lençóis sujos, levando depois a mão à boca, manipulando alimentos ou tocando outras pessoas com as mãos contaminadas.

Desta forma, é comum a transmissão desses vírus entre pessoas que mantêm contato próximo, como membros de uma mesma família, escolares, etc.

As pessoas que têm contato com casos de meningite viral não precisam de medidas de tratamento preventivo, como ocorre nos casos de meningite meningocócica e por Haemophilus influenzae, em que os comunicantes íntimos devem ser medicados com um antibiótico.

Entretanto, é necessário que sejam intensificados os hábitos de higiene, como lavar as mãos com sabão, eventualmente (na dificuldade de lavá-las) higienizá-las com álcool gel.

Os sinais e sintomas mais frequentes, quando se trata de enterovírus, são: febre, mal estar geral, náusea, dor abdominal, que se segue, após 1 a 2 dias de sinais de irritação meníngea, com rigidez de nuca (a criança não consegue encostar o queixo no peito), geralmente acompanhada de vômitos. No caso dos enterovírus, os sinais inespecíficos que mais antecedem o quadro de meningite são gastrointestinais (vômito, anorexia e diarréia), respiratórios (tosse, faringite) e ainda mialgia (dores musculares) e erupção cutânea.

Estamos à disposição para outros esclarecimentos.

Dr. Luiz Fernando de Andrade Figueiredo

CRM 35046

Divisão de Vigilância Epidemiológica

Diretoria de Vigilância em Saúde

Secretaria de Saúde

Prefeitura de Osasco

Exibições: 158

Comentar

Você precisa ser um membro de REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP) para adicionar comentários!

Entrar em REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP)

© 2024   Criado por Evaldo.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço