Trabalho com as Notificações de Meningites na Vigilância Epidemiológica da UVIS Butantã.

Meningite foi uma das primeiras doenças com protocolos de vacinação e prevenção na Vigilância Epidemiológica bem definidos, depois da grande epidemia que ocorreu no município de São Paulo, em 1974. Naquela época, vivíamos o período da ditadura e a censura ao que estava ocorrendo foi um fator que contribuiu para que a doença se alastrasse em toda a cidade, depois de começar na periferia, nas populações mais vulneráveis, uma situação que congestionou os hospitais da época, muito semelhante ao que ocorreu recentemente na pandemia de COVID.

Meningite infecciosa é uma doença grave, causada principalmente por vírus ou bactérias, mas os agentes que têm potencial epidêmico são as Meningites Meningocócicas, de maior gravidade e alta letalidade, identificadas pelo quadro clínico do paciente e pelo laboratório.

Além de receber as Notificações dos hospitais e colocar no sistema de informação SINAN, nossa função é discutir com o corpo clínico o diagnóstico da meningite e desencadear a Quimioprofilaxia dos Comunicantes para a Meningite Meningocócica, com o apoio das Unidades Básicas de Saúde. Após estas medidas de Vigilância Epidemiológica, São Paulo nunca mais teve uma epidemia como a ocorrida em 1974.

Felizmente, o maior número das notificações que recebemos são de meningites virais, de menor gravidade e baixa letalidade, cujas medidas preventivas são de orientações às escolas, se uma criança foi acometida pela meningite viral , como orienta este documento:  Medidas de prevenção da transmissão das meningites virais 

COVISA tem uma página sobre a doença, que orienta bem, tanto para a população, como para os técnicos, as ações de vigilância e prevenção deste agravo.

LINK: COVISA - MENINGITES

Evitar surtos e epidemias com o apoio dos profissionais de saúde e da população, com as ações e informações corretas também fazem parte da Rede de Promoção da Saúde e da Integralidade do SUS! 

Exibições: 133

Comentar

Você precisa ser um membro de REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP) para adicionar comentários!

Entrar em REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP)

© 2024   Criado por Evaldo.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço