Plataforma de Cooperação do SUS
3873 - REDE VIRTUAL E O SUS: EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO
EVALDO SHINJI KUNIYOSHI - PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, MARIA CRISTINA HORTA-VILAR - FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA, MARCIA APARECIDA GADARGI - PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
Introdução.
As tecnologias de informação e comunicação (TIC) evoluem e favorecem novas abordagens na área da saúde. A internet afeta a população (informação, mudança comportamental) (Brouweret W et al. , 2008; Van Den Berg M H et al., 2007; Bender JL et al., 2011; Vasconcellos-Silva PR et al., 2010), a equipe de saúde (informação, organização e gestão de ações de saúde) (Estus EL. , 2010) e a interação entre ambas (Vasconcellos-Silva PR et al., 2010). As redes virtuais constituem ferramentas relevantes para todos estes aspectos (Eysenbach G., 2008).
Objetivo.
Expor a experiência de uma rede virtual de saúde, de acesso restrito e moderado, no município de São Paulo.
Métodos.
Relato da experiência da “REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE”, criada em junho de 2010, na Coordenadoria Regional de Saúde Centro Oeste, com a plataforma NING.
Resultados.
A rede virtual conta com 117 participantes, funcionários do SUS. Este “espaço” possibilitou várias formas de interação como divulgação de atividades locais (13 eventos), fóruns de discussão (16 tópicos), postagem de trabalhos técnicos e informes dos participantes (52 mensagens de blog), 7 fotos, 5 vídeos, 6 grupos de trabalhos e vários links e arquivos (Word, Excel e Power-Point).
Discussão.
O engajamento em redes virtuais já é relevante em nosso meio como forma de informação e interação social. As redes virtuais em saúde podem promover a participação dos profissionais do SUS em projetos colaborativos e programas de saúde.
Conclusão.
A comunicação na modalidade de redes sociais pode ter um papel importante na construção da integralidade, universalidade e participação preconizadas pelo SUS.
Referências.
Bender JL et al. J Med Internet Res 2011; 13(1):e16.
Brouweret W et al. J Med Internet Res 2008; 10(2): e10.
Estus EL. Am J Pharm Educ 2010; 74(8): 145.
Eysenbach G. J Med Internet Res. 2008; 10(3): e22.
Van Den Berg M H et al. J Med Internet Res 2007; 9(3): e26.
Vasconcellos-Silva PR et al. Cad. Saúde Pública 2010; 26(8): 1473-82.
Parabéns, Evaldo.
Soube que apresentaria o trabalho no congresso. Achei a ideia da rede genial e importante para proporcionar maior integração entre as unidades, supervisão e coordenação, além de propiciar a troca de experiências e divulgação de práticas.
Gostaria muito que você apresentasse a rede aos farmacêuticos no curso que está ocorrendo às quintas-feiras, na FMUSP. Se não for possível essa semana, que está corrida devido ao feriado, talvez quinta-feira que vem... Seria ótimo também porque quando foi apresentar aos técnicos eu não pude estar presente.
Oi, Daniela. Obrigado, fiz o pôster com minha esposa e apresentamos ontem no congresso pois esta exposição é a única forma de disseminarmos a idéia e "naturalizarmos" o compartilhar na gestão.
Posso sim expor a idéia no curso dos farmacêuticos, quanto mais gente souber que este espaço virtual de compartilhar existe, mais ele se consolida.
Bom feriado!
Evaldo, como fazemos para agendar sua apresentação no curso? É sempre de quinta-feira, na FMUSP.
Posso ir na outra quinta-feira.
Preciso saber se o local tem conexão com internet, quanto tempo eu teria para a apresentação e qual o horário. Tudo bem?
Tem conexão. Quanto tempo acha adequado? 1 hora? Seria melhor para você de manhã ou a tarde?
Poderia ser dia 24/11, as 8 horas ou as 11?
Oi, Daniela.
Acho que uma hora tá ótimo, pode ser às 8,00h. do dia 24/11.
Em qual anfiteatro?
Comentar
Bem-vindo a
REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP)
© 2024 Criado por Evaldo. Ativado por
Você precisa ser um membro de REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP) para adicionar comentários!
Entrar em REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP)