SAÚDE DO HOMEM: continuaremos "em rede" !

Na foto, da esq. para direita: Caio Marcio, da Saúde Bucal, mestre de cerimônias do evento; Marcia Massironi, da Saúde do Adulto, responsável pela Saúde do Homem; Lucia Helena da Estratégia Saúde da Família e Ivani dos Santos da Saúde do Adulto.

O "1º Encontro de Saúde do Homem" de SMS/Atenção Básica, realizado hoje pela manhã na UNINOVE Vergueiro, foi um momento presencial importante para o desenvolvimento desta nova política pública no município.

A apresentação do Dr. Breno, do programa municipal de DST/AIDS, tendo como tema o "Projeto Homem", que eles desenvolveram recentemente, evidenciava a transversalidade, a intersetorialidade e a interdisciplinaridade que a nova área temática requer.

Os  relatos/propostas escolhidos pelas 5  coordenadorias, cada uma com um aspecto peculiar na forma de abordar o tema, demonstraram a criatividade, a riqueza  e o envolvimento das várias equipes, dos gerentes e das supervisões na estruturação deste novo tema nas unidades com ESF.

A apresentação da Dra. Lucia Helena da ESF colocou a importância da participação de todos os profissionais da ESF no desenvolvimento da Saúde do Homem.

E a avaliação da Dra. Marcia Massironi do estágio atual desta nova política na cidade, suas considerações sobre a questão da prevenção do câncer de próstata e a programação de uma publicação das experiências e de um novo encontro em Julho de 2012 incentivam-nos a prosseguirmos com este trabalho de sensibilização para o tema, focando na promoção da saúde.

Particularmente na CRSCO, acho que ainda estamos no início de um trabalho de estruturação em rede, em que faltou aprofundar o que seria uma rede social para a Saúde do Homem e de mais tempo para a aprendizagem no uso das ferramentas deste site. 

Pretendemos, para 2012, fazer oficinas de aprendizagem das ferramentas e trabalhar com a idéia de capital social. Acreditamos que estas oficinas poderão potencializar os recursos de comunicação desta rede para o desenvolvimento colaborativo da Saúde do Homem.

Com o domínio da "linguagem" do site, a idéia é provocar a troca, a interação e a integração de todos os profissionais no desenvolvimento deste tema. E desenvolver não é ter que escolher um trabalho, como tivemos de fazer para o evento de hoje, mas envolver a todos, valorizando cada iniciativa, cada nova idéia.

Uma rede social para a Saúde do Homem em 2012, é isso o que pretendemos fazer!

.....................................................................................................................................

PS: Infelizmente as fotos que tirei no evento ficaram todas tremidas, pois dei um zoom para aproximar as pessoas que fizeram as apresentações. Mas colocarei as que tremeram menos no site do evento.

Link:Encontro de Saúde do Homem

Exibições: 77

Comentar

Você precisa ser um membro de REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP) para adicionar comentários!

Entrar em REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP)

© 2024   Criado por Evaldo.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço