25 anos de Fluoretação das Águas de Abastecimento em São Paulo

A Secretaria Estadual da Saúde realizou, na última terça-feira (07/12/2010), um evento em comemoração aos 25 anos de Fluoretação das Águas em São Paulo. O encontro contou com a presença de importantes personalidades da área de saúde bucal.

Na abertura do evento, foram realizadas homenagens a André Franco Montoro, governador de São Paulo entre os anos de 1982 e 1986 e um dos artífices do cumprimento da lei de Fluoretação das Águas de Consumo Público no estado, e à deputada federal Luiza Erundina que, quando prefeita da capital paulista, implantou a fluoretação no município.

Durante a conferência de abertura, o Prof. Dr. Paulo Capel Narvai, da Faculdade de Saúde Pública da USP, falou sobre o tema "A fluoretação da água no estado de São Paulo: origens, conflitos e consolidação".

Foram elaboradas ainda duas mesas de debates, uma na parte da manhã e outra no período da tarde, com os seguintes temas: "Estado atual da fluoretação no estado de São Paulo" e "Vigilância do flúor nas águas de abastecimento público".

Os cirurgiões-dentistas que estavam presentes ao evento puderam sanar dúvidas e questionar sobre o tema.

O evento foi encerrado pelo Prof. Dr. Jaime A. Cury, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba / Unicamp, que falou sobre o "Uso do flúor em Saúde Pública".

Exibições: 44

Comentário de Evaldo em 15 dezembro 2010 às 17:15

Eu me lembro desta discussão nos jornais, quando estava na faculdade.

Como conversamos, o cuidado com os dentes desde a infância e a fluoretação foi uma revolução na saúde bucal do Brasil.

Pena que eu já era adulto, quando esta revolução aconteceu, e com quase 50 anos os meus dentes estão prá lá de Bagdá!!!!!

Comentário de Regina Helena Pinheiro Sanches em 15 dezembro 2010 às 19:01

É Evaldo, realmente a fluoretação das águas de abastecimento foi um marco que trouxe um enorme benefício à Saude Bucal daqueles que dela se beneficiaram. Foi uma luta de muitos anos e que até hoje tem adversários, veja só. Eu que comecei na Prefeitura em 1983 pude perceber na clínica a mudança. Nos primeiros anos trabalhei na Brasilândia, na UBS Jd. Ladeira Rosa, na periferia da Zona Norte e naquele tempo extraí muitos molares permanentes, recém erupcionados e já cariados, de crianças de 7, 8 anos. Com a fluoretação, que veio em 1985 na cidade de São Paulo, pudemos perceber a mudança na saúde bucal das crianças desde então. Depois de uns 8 ou 10 anos as bocas eram outras. Não fazíamos mais extrações, a maioria recebia profilaxia e aplicação de flúor pois não tinha mais cárie. Hoje temos uma geração inteira beneficiada por esse método de prevenção barato e simples. Agora, nós, os cinquentões....ainda penamos com as consequências da falta de medidas tão efetivas.

Comentar

Você precisa ser um membro de REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP) para adicionar comentários!

Entrar em REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP)

© 2024   Criado por Evaldo.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço