PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL: ODP; AMG e UAD

Em 1994 fiz o IV Curso de Especialização em Saúde Pública para o SUS, pela Faculdade de Saúde Pública da USP.

'

Naquela época, tínhamos apenas 4 anos de regulamentação do SUS pelas leis 8.080(LINK: http://www.pge.sp.gov.br/centrodeestudos/bibliotecavirtual/dh/volum...) e 8.142(LINK: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8142.htm) e a matéria mais interessante era a teoria do PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO-SITUACIONAL, desenvolvido pelo economista Carlos Matus (LINK:http://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Matus).

'

Achava perfeito o modelo de um planejamento que não se prendia somente a uma normatização central, utilizando recursos de negociação de forças no planejamento, perfeito para um país recém democratizado e que começava a construir, na prática, o seu sistema de saúde.

'

"Planeja quem governa" e planejar é "o ato que precede e preside a ação" ficaram como marcas daquele curso de planejamento e a estruturação por momentos, que não possui um lógica linear, sequencial, acabou sendo a noção que tenho de planejamento, que coloco abaixo:

'

Momento Explicativo: é o diagnóstico situacional, que nunca se encerra pois a cada momento as situações e forças sociais mudam e um novo diagnóstico deve ser elaborado.

'

Momento Normativo: partindo de um diagnóstico, a elaboração a cada situação, de um plano de ação. O plano não se perde pois o foco no objetivo não se desvia a cada nova mudança. O plano de ação não se engessa, mas se adapta a cada nova situação.

'

Momento Tático Operacional: seria a ferramenta a ser utilizada para a operação do plano, teria mais uma característica comunicacional e neste ponto é que a rede social pela internet seria uma inovação.

'

Momento Estratégico: seriam as negociações com as forças favoráveis e contrárias à execução do plano. É impossível obter a integralidade e a universalidade sem a negociação com os atores, os grupos sociais,as corporações e as forças políticas que executam a implantação do SUS.

'

Como sou interlocutor de três programas em construção, a idéia é utilizar o site da rede para a execução dos 4 momentos do planejamento estratégico nestes três programas, utilizando as ferramentas do site, ao longo de 2011.

'

Colocarei o link do momento explicativo dos três projetos, explicação que pode ir mudando com a participação:

'

OXIGENOTERAPIDA DOMICILIAR PROLONGADA (ODP)

Link: http://promoversaude.ning.com/profiles/blogs/planejamento-2011-1?xg...

'

AUTOMONITORAMENTO GLICÊMICO (AMG)

Link: http://promoversaude.ning.com/profiles/blogs/planejamento-2011?xg_s...

'

UNIDADE DE ATENDIMENTO DOMICILIAR (UAD)

Link: http://promoversaude.ning.com/profiles/blogs/planejamento-2011-unid...

'

Esperamos que, ao final de 2011, tenhamos um diagnótico situacional melhor, com a colaboração e participação de todos!

Coloco, abaixo, a planilha com as metas e ações:

ConstruindoPlanoComMetas.xls

 

 

 

Exibições: 84

Comentário de Michele Lombardi em 10 dezembro 2010 às 13:39

Adorei Evaldo suas palavras, já pensou em compartilhar tudo que escreve no facebool também? basta clicar no F aqui no final da página, seria outra forma de propagar a rede.

Comentário de Evaldo em 10 dezembro 2010 às 15:45

Oi, Michele.

Como o Face é uma rede social aberta, isso estimularia a curiosidade de todos os que lerem a chamada e eu começaria a receber solicitações para entrar nesta rede social, que é fechada, e exlusivamente para os funcionários da saúde, que trabalham no SUS, e preferencialmente da região centro oeste, que é onde nós temos a governabilidade.

Pelos e-mails, pretendo fazer chamadas para o conteúdo, quem sabe assim eu consigo mais algumas adesões e participação ativa, que é o maior valor imaterial de uma rede, não em meu benefício, mas da saúde pública.

Se um dia resolvermos abrir o conteúdo desta rede, aí eu coloco no Face, Orkut, Twitter e o que mais aparecer!

Até mais!

Comentar

Você precisa ser um membro de REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP) para adicionar comentários!

Entrar em REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP)

© 2024   Criado por Evaldo.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço