REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE E SUAS LINHAS DE CUIDADOS


Com a Portaria nº 4.279 de 30/12/2010 o SUS inicia uma nova fase na organização do sistema.

As pactuações nacionais, estaduais e regionais passam a ser organizadas em REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE e as  LINHAS DE CUIDADO são norteadoras dos problemas de saúde, que são atendidos nos diferentes pontos de atenção e apoiados por instrumentos de gestão, regulação, controle, financiamento, vigilância, comunicação e educação permanente.

Desta forma, o desafio agora é articular estes diferentes pontos de atenção, com diferentes complexidades, facilitando a circulação do munícipe nos diversos serviços necessários ao cuidado de sua saúde, baseados em um fluxo definido por protocolos e consensos previamente estabelecidos.

Para a organização deste desafio foram priorizadas a elaboração de cinco grandes redes, com suas respectivas linhas de cuidados:

1) REDE CEGONHA link: Portaria n° 1459 de 24 de junho de 2011

2) REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA link: Portaria nº 1600 de 7 de julho de 2011

3) REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL link: Portaria nº 3088 de 23 de dezembro de 2011

4) REDE DE CUIDADOS À PESSOA COM DEFICIÊNCIA link: Portaria nº 793 de 24 de abril de 2012

5) REDE DE ATENÇÃO À PESSOA COM DOENÇA CRÔNICA link: Portaria nº 483 de 1 de abril de 2014

Na região metropolitana de São Paulo, Osasco participa desta articulação de redes na denominada "Rota dos Bandeirantes", juntamente com os municípios de Barueri, Carapicuiba, Jandira, Itapevi, Santana do Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus.

Aliar as pactuações nacionais e regionais com uma organização que considere o saber prático e a realidade dos territórios no quotidiano dos serviços é o foco deste site de rede social.  A ideia de "teleprática" seria fortalecer este saber prático dos profissionais com a troca de conhecimentos entre as "atividades-fim" e "atividades-meio",  num sistema horizontalizado de comunicação, permitindo transparência da gestão, visibilidade das ações e planejamento ascendente.

Participe! Compartilhe! Interaja! E colabore para  institucionalizarmos uma nova gestão do SUS!

Exibições: 983

Comentar

Você precisa ser um membro de REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP) para adicionar comentários!

Entrar em REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP)

© 2024   Criado por Evaldo.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço