ACOLHIMENTO: UBS VILA NOVA JAGUARÉ

Características Relevantes da Região

A UBS está localizada no bairro Vila Nova Jaguaré, DA Jaguaré, que tem 67.000 habitantes, sendo 57,1% usuários do SUS (SMS/CEINFO/tabnet 2010). A Unidade é referência para uma população de 42.479 habitantes na sua área de abrangência, pertencentes aos bairros: Vila Nova Jaguaré e Parque Continental.

Apresenta 33,4% de crianças e jovens e 35,1% de pessoas da Terceira Idade (Censo 2000).

Tem algumas áreas consideradas de risco que são seis favelas (Areião, Exportação, Politécnica, Perdigão, Diogo Pires e Nova Jaguaré) sem saneamento básico e dois conjuntos habitacionais (Conjunto Habitacional Parque Continental-Cingapura e Conjunto Habitacional Nova Jaguaré, sendo este último dentro da favela Vila Nova Jaguaré).

A maior parte da população favelada da Sub Prefeitura da Lapa está instalada no Distrito do Jaguaré. Em sua região de abrangência há um contraste social, entre áreas como Parque Continental (classe média alta) e as favelas ao redor.

Há uma demanda de procura por serviços na unidade de outros municípios: Osasco e Carapicuíba.

A UBS localiza-se em uma região de difícil acesso, no alto da colina e dispõem de uma única linha de ônibus que dá acesso a ela.

Principais Causas de Óbitos na Região

Fonte: PMSP/SMS/CEInfo - SIM - PRO-AIM/SMS, acesso tabwin PRODAM, em 09/01/2012.

  1. Doenças isquêmicas coração-13,5%
  2. D. cerebrovasculares-8,3%
  3. Diabetes mellitus-4,7%
  4. Pneumonias -3,6%
  5. D. hipertensivas-3,6%

CARACTERIZAÇÃO

A UBS Vila Nova Jaguaré é uma Unidade municipal que está se tornando mista com a implantação da ESF, a partir do dia 10 de março de 2010, para parte da população deste território. A Unidade foi inaugurada em 10/06/1985. Ocupa uma área construída de 1.594 m2 e está localizada em prédio próprio. Nesse mesmo endereço ainda funciona a AMA Vila Nova Jaguaré.

Parceria

A Unidade passou a ter Estratégia de Saúde da Família – ESF a partir de março 2010, em parceria com a Fundação Faculdade de Medicina, que é responsável pela contratação e gerenciamento do RH e compra de equipamentos/manutenção, com exceção de MMH, com verba repassada por SMS. A SMS realiza a gestão.

Exibições: 1027

Comentário de Evaldo em 23 maio 2012 às 13:43

Trabalhei na UBS em 1991 e revisitá-la com a Salvina e Fumie foi muito legal.
Parece que nada muda, mas a unidade está muito diferente depois de 20 anos, a começar pela foto da entrada, que coloquei agora. No meu tempo, a praça do relógio era um local abandonado, onde crescia mato e a torre do relógio estava sem nenhuma manutenção, sendo um local perigoso de ficar. Hoje, virou uma praça agradável, infelizmente cercada de grades, por causa da falta de segurança.

A própria unidade está muito melhor, como nos mostrou a Tatiane, que nos recebeu.

Voltaremos no dia 29/08, mas combinei com a Tatiane de manter este contato com a unidade nesta postagem do meu blog.

A caracterização acima recebi da Coordenadoria, achei que seria legal colocar aqui, para uma primeira aproximação com a unidade, para um "acolhimento" na rede.

Até mais!

Comentário de Ana Maria Orfei Abe em 24 maio 2012 às 20:08

Oi Evaldo,

Algumas informações sobre o mirante do Jaguaré que peguei na internet:

Mirante do Jaguaré

Mirante do Jaguaré
(foto atual do mirante do jaguaré)
O Mirante do Jaguaré, popularmente cohecido como Farol do Jaguaré ou Relógio do Jaguaré é o principal símbolo do bairro do Jaguaré.

O Mirante começou a ser construído no início dos anos 40, sendo inaugurado em 1943.

Henrique Dumont Villares ergueu a torre após uma viagem à Europa onde teria tido uma inspiração. Construído no ponto mais alto de suas terras no Jaguaré, o mirante tem 28 metros de altura.

Histórico

Alguns rumores não confirmados dizem que a principal razão de tê-lo erguido foi o fato de Henrique Dumont Villares pensava que o Rio Pinheiros fosse navegável, com a torre servindo então como um farol de orientação.

Do alto do mirante é possível contemplar uma boa parte da Cidade de São Paulo e especialmente áreas mais próximas como a Vila Leopoldina e a Cidade Universitária.

A demora do poder público em providenciar o tombamento do mirante e de seus arredores trouxe danos irreparáveis à memória do bairro do Jaguaré.

Nos anos 1990 o edifício que foi construído em frente ao Mirante praticamente tampou a vista do mesmo para quem trafega na Marginal Pinheiros.

Somente em alguns ângulos ainda é possível vê-lo. A partir do alto do Mirante, o mesmo prédio comprometeu parte da vista que o mesmo proporciona aos seus visitantes.

No bairro, a grande parte das construções residenciais erguida entre os anos 1930 e 1940 foram completamente desfiguradas. Percorrendo o bairro, só encontramos algumas poucas sem modificações e apenas uma residência absolutamente preservada.

O tombamento só viria pelo CONPRESP em 2002, quando já não havia muito mais o que ser preservado no Jaguaré. Hoje não é mais possível erguer prédios altos que impeçam a vista do mirante.

Mirante do Jaguaré
(foto antiga do mirante do jaguaré)


Mirante do Jaguaré
Endereço: Praça do Mirante do Relógio, s/n - Bairro Jaguaré - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3714-1702 (SAJA - Sociedade Amigos do Jaguaré)

 

FONTE: http://www.encontrajaguare.com.br/jaguare/mirante-do-jaguare.shtml

Comentário de Evaldo em 24 maio 2012 às 21:51

Olá, Ana!

A descrição e o layout ficaram muito bons no seu comentário! O curso do ano passado ajudou muito neste conhecimento dos recursos de estética do site.

Comunicar em rede envolve este conhecimento dos recursos, como se fosse uma nova língua, de comunicação em prosa ou poesia.

Valeu!

Comentário de Ana Maria Orfei Abe em 25 maio 2012 às 20:37

Oi Evaldo,

 

Obrigada pelo elogio, porém, foi só um control C / control V. Não mexi uma vírgula no texto, nem nas fotos... rs...rs... Citei a fonte inclusive. Abraços!

Comentário de Evaldo em 26 maio 2012 às 0:59

Só depois que cliquei no link que eu vi. Mas valeu ter colocado, ficou legal.

Comentar

Você precisa ser um membro de REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP) para adicionar comentários!

Entrar em REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP)

© 2024   Criado por Evaldo.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço