Plataforma de Cooperação do SUS
Características Relevantes da Região
A Unidade está localizada no bairro Vila Piauí, DA Jaguara que tem 24.114 habitantes, sendo 55,0% usuários do SUS (SMS/CEINFO/Tabnet, 2010). A unidade é referência para uma população de 13.944 na sua área de abrangência (Censo 2000, área calculada em 2006) pertencentes aos bairros: Vila Piauí, Jardim Marisa, parte da Vila dos Remédios e da Vila Jaguara.
Com 3646 famílias cadastradas, com cobertura de 96,25%, destas famílias.
Cerca de 29,7% da população é coberta por plano de saúde.
Apresenta 30,5% de crianças e jovens e 33,8% de pessoas da Terceira Idade (Censo 2000).
Cerca de 2.053 (16,5%) usuários são hipertensos; seguido de 607 (4,8%) com DM; 68 (1,18%) Gestantes e 67 Deficientes (1,08) (fonte SIAB).
Delimita, o território de abrangência, em sua face oeste o córrego Ribeirão Vermelho que divide o município de Osasco, e sofre influência de inundações; na face norte e a leste a Rodovia Anhanguera, divisa com o distrito de Pirituba e a sudeste com a Vila Jaguara.
As áreas de abrangência por equipe eram distribuídas de forma concêntrica em relação à UBS, sendo as próximas a UBS, caracterizadas por áreas que requerem maior atenção com relação às necessidades de saúde como também de parcos recursos da comunidade, de áreas de enchentes e alagamento.
Principais Causas de Óbitos na Região
(Fonte: PMSP/SMS/CEInfo - SIM - PRO-AIM/SMS, acesso tabwin PRODAM, em 09/01/2012).
CARACTERIZAÇÃO
A UBS – Vila Piauí é uma Unidade Municipalizada, com modelo de atendimento exclusivo Estratégia Saúde da Família. A Unidade foi inaugurada em janeiro de 1990 e foi municipalizada em agosto de 2000. Ocupa uma área construída de 1500 m2 e está localizada em prédio próprio e mais 1500 m2 de área externa. Nesse mesmo endereço ainda funciona o serviço da AMA Vila Piauí.
Parceria
A unidade passou a ter a Estratégia Saúde da Família – ESF a partir de janeiro de 2002, em parceria com a Fundação Faculdade de Medicina que é responsável pela contratação e gerenciamento do RH e compra de equipamentos/manutenção, com exceção de MMH e medicamentos, com verba repassada por SMS. A SMS realiza a gestão.
Segunda unidade que visitamos hoje, para o Projeto Acolhimento da CRSCO. Ela é muito próxima da UBS Vila Jaguara, porém muito maior, com uma AMA ao lado e por isso com uma dinâmica diferente de funcionamento. É interessante perceber esta diversidade das características de cada unidade e dos problemas que cada uma delas enfrenta. Votaremos no dia 22 de agosto. Até lá!
Comentar
Bem-vindo a
REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP)
© 2025 Criado por Evaldo.
Ativado por
Você precisa ser um membro de REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP) para adicionar comentários!
Entrar em REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP)